Parceria internacional

Governos do Pará e da Califórnia, nos EUA, assinam memorando ambiental na COP30

Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/11/2025 às 7:28 PM

20251111124134 Gf00025447 F00465467

Gavin Newsom veio ao Brasil para participar da Conferência. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

O governador do estado da Califórnia, nos Estado Unidos, Gavin Newsom, veio ao Brasil para participar da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, buscando mostrar, segundo ele, que a Califórnia segue caminho oposto ao do presidente estadunidense, Donald Trump, ausente à conferência.

Durante a manhã, o governador californiano assinou memorandos de entendimento com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para ampliar a cooperação em pesquisa, bioeconomia e combate a incêndios florestais.

O documento prevê troca de tecnologia e estratégias conjuntas de prevenção a incêndios, monitoramento florestal e educação ambiental.

Durante a visita ao Parque de Bioeconomia da Amazônia, Helder Barbalho destacou a criação do “Vale Bioamazônico”, que irá conectar a biodiversidade da região à inovação do Vale do Silício.

“Sinto-me particularmente honrado pela generosidade do governador em nos receber e desenvolver uma parceria mais formal entre nossos estados”, celebrou Newsom.

Posturas americanas

Em setembro, Donald Trump lançou um plano para ampliar o uso do carvão, principal responsável pelas mudanças climáticas. Gavin Newsom classificou a posição do republicano como um “afastamento da liderança global” e acredita que o retorno dos EUA ao Acordo de Paris seria um “compromisso moral e um imperativo econômico”.

Já a Califórnia, referência em economia verde nos EUA, defende soluções de baixo carbono e conservação da floresta. Na COP, Newsom enfatizou que está lá para falar de crescimento e energia renovável.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder