DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
FIEC participa de imersão global voltada para a economia do mar em Portugal
Por Marcelo Cabral - Em 12/11/2025 às 2:49 PM

Empresários cearenses durante a imersão às oportunidades da economia do mar Fotos: Gecom/FIEC
Uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), liderada pelo presidente Ricardo Cavalcante, está em Lisboa participando do Programa de Educação Executiva Internacional em Economia Azul – uma iniciativa da FIEC, com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e parceria da Nova School of Business & Economics (Nova SBE). A jornada, que se estende até o próximo sábado (15), reúne 28 líderes empresariais, executivos e gestores cearenses em uma imersão voltada aos desafios e oportunidades da chamada economia do mar, setor considerado estratégico para o desenvolvimento sustentável global.
A abertura oficial do evento aconteceu no campus da Nova SBE, em Carcavelos, com a presença do reitor Pedro Oliveira, do diretor de programas executivos, Pedro Brito, e de Ricardo Cavalcante, que ressaltou a relevância de aproximar o empresariado cearense das tendências internacionais.
“Estamos dentro de uma grande transição. Não apenas energética, mas também econômica. E é por isso que estamos aqui, para aprender, compreender e avançar juntos. O Ceará tem uma vocação natural para a economia azul e precisa olhar para o mar como vetor de desenvolvimento”, afirmou o presidente da FIEC.

Ricardo Cavalcante – ao centro – lidera a comitiva de empresários cearenses que está no evento em Lisboa
Para ele, a formação representa uma oportunidade ímpar de fortalecer o conhecimento e preparar os líderes cearenses para os novos desafios globais. “Nós, industriais, somos transformadores por essência. E quando unimos conhecimento, inovação e propósito, conseguimos ir mais longe. Essa é a força que move o Ceará e que nos faz acreditar no futuro”, destacou Ricardo Cavalcante.
A programação segue ao longo da semana com aulas, visitas técnicas e debates sobre temas como inovação tecnológica, inteligência artificial, finanças sustentáveis e biotecnologia azul. Entre as instituições que receberão a comitiva estão a Fundação Oceano Azul, a A4F – Algae for Future e o Porto de Lisboa, reforçando o caráter prático e internacional da experiência.
Com uma proposta que integra teoria, prática e intercâmbio de experiências, o Programa Internacional em Economia Azul tem como propósito preparar líderes industriais para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, unindo ciência, economia e meio ambiente sob uma mesma perspectiva de futuro.
Mais notícias
Conexão Criativa



























