COMBINAÇÃO ESTRATÉGICA
Turismo internacional registra alta de 25,34% no Ceará entre janeiro e outubro
Por Marcelo Cabral - Em 12/11/2025 às 8:00 PM
O turismo internacional no Ceará mantém ritmo acelerado de crescimento. Entre janeiro e outubro deste ano, 90.449 turistas desembarcaram em voos diretos, número que representa um aumento de 25,34% em relação ao mesmo período de 2024. O volume já corresponde a 81% de toda a demanda internacional registrada no ano passado. Quando comparado a 2023, o avanço é ainda mais expressivo: alta de 69,13%.

Movimento no Fortaleza Airport segue em franca expansão, devido à promoção do destino Ceará em grandes feiras e eventos internacionais de turismo Foto: Tiago Stile/Ascom-CE
O desempenho positivo reflete uma combinação estratégica de fatores – entre eles, o fortalecimento das ações de promoção do destino, o aumento dos investimentos no setor e a ampliação da malha aérea internacional. Destaque para as novas operações com voos diretos de Lisboa e Caiena, que reforçam o papel do Fortaleza Airport como principal Hub aéreo do Nordeste, consolidando o Ceará como referência em turismo e negócios na região.
De acordo com o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck, o trabalho de articulação com as companhias aéreas permanece contínuo, em alinhamento com as diretrizes do governador Elmano de Freitas. “Os resultados já aparecem nos voos diretos, mas o impacto é ainda maior quando consideramos os visitantes que chegam por conexões em outros estados, como São Paulo. Nosso foco é seguir ampliando essas rotas e consolidar o Ceará como uma porta de entrada do turismo internacional no Brasil”, destaca.
Novas rotas internacionais
O gestor também projeta um cenário ainda mais promissor para os próximos anos, acelerado por novas rotas internacionais. “Essas novas rotas vão impulsionar ainda mais a chegada de visitantes estrangeiros e fortalecer o trabalho de promoção internacional do Ceará”, completa, referindo-se aos voos para Madri e Montevidéu, com início previsto para 2026.
Os dados também apontam para uma maior diversificação na origem dos visitantes estrangeiros. A Europa responde por 71% do total, seguida pela América do Sul (17%), América do Norte (11%) e outros destinos (1%). França, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Holanda lideram o ranking dos países que mais enviaram turistas ao Ceará em 2025 – confirmando o Estado como um dos destinos internacionais mais dinâmicos do Brasil.
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO




























