LEVANTAMENTO DA SEINFRA
Ceará economiza R$ 11,9 milhões em gastos com energia em apenas um ano
Por Marcelo Cabral - Em 17/11/2025 às 6:29 PM

Escolas de Educação Profissional também utilizam energia do Mercado Livre Fotos: Ascom/Setur
Doze meses após a entrada oficial do Governo do Ceará no Mercado Livre de Energia, os resultados já evidenciam um impacto expressivo nos gastos públicos. Segundo balanço divulgado pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), a migração para o modelo de contratação de fontes renováveis possibilitou uma redução de 31,17% nas despesas com consumo energético de 130 prédios públicos, representando uma economia de R$ 11.908.861,54 em um ano.
Pioneiro entre os estados brasileiros, o Ceará iniciou, em novembro do ano passado, a migração de grandes equipamentos públicos para o ambiente de contratação livre. Desde então, passaram a operar nesse formato unidades de grande demanda energética, como a Arena Castelão, o Centro de Eventos do Ceará, hospitais regionais, escolas e unidades prisionais.
O fornecimento de energia renovável ao Estado é feito pela EDP, empresa com atuação em todos os segmentos do setor elétrico nacional, por meio de contrato firmado com a Seinfra. A distribuição é de responsabilidade da Enel Ceará, e a comercialização ocorre no mercado livre. O acordo prevê a entrega de 13,4 MW médios – cerca de 117.000 MWh por ano – até 2029, assegurando suprimento estável, limpo e eficiente para os órgãos da administração estadual. Com essa estratégia, o Ceará se adianta em cinco anos à sua meta de autossuficiência energética.
Para o titular da Seinfra, Hélio Winston Leitão, os resultados reforçam o alinhamento do Estado às práticas sustentáveis. “Estamos comprometidos com a transição energética e com a sustentabilidade dos nossos equipamentos. Com essa iniciativa, garantimos não só uma economia significativa aos cofres públicos, mas também um abastecimento consciente, oriundo de fontes renováveis e que trará benefícios às futuras gerações de toda a população cearense”.
Avanços recentes conquistados
Entre as adesões mais recentes ao mercado livre, a Seinfra incluiu, em outubro, a sede da Secretaria da Proteção Social (SPS), que deverá registrar redução de até 25,41% nas contas de energia. Logo em seguida, o Hospital São José passou a integrar o modelo, com estimativa de economia de 18,32% – sendo a primeira unidade com geração local incluída no pacote. A nova Casa da Mulher Cearense de Tauá também aderiu, com previsão de redução de 25%, tornando-se a primeira unidade inaugurada já no Mercado Livre de Energia.
A projeção da Seinfra para 2026 prevê a migração de mais 56 órgãos e equipamentos de grande consumo, incluindo importantes espaços culturais do Estado, como a Pinacoteca do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o CineTeatro São Luiz e o Theatro José de Alencar.
Com planejamento antecipado, visão estratégica e compromisso ambiental, o Ceará consolida-se como referência nacional em transição energética no setor público – e avança rumo a uma administração mais eficiente e sustentável. Além disso, garante mais recursos do Tesouro Estadual para aplicar em outras áreas relevantes da administração pública.

Arena Castelão também utiliza fontes renováveis do Mercado Livre de Energia nas suas instalações
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO




























