Tarifa Zero

Vereadora Adriana Gerônimo defende em emenda ao Plano Diretor fundo para custear transporte coletivo

Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/11/2025 às 12:15 AM

Adrianageronimo1

A parlamentar apresentou o FMMU em suas redes sociais. Foto: José Leomar/CMFor

A vereadora de Fortaleza Adriana Gerônimo (PSOL) apresentou uma emenda ao Plano Diretor Participativo Sustentável que propõe a criação do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMMU), destinado a garantir financiamento estável e diversificado para o transporte coletivo da cidade, retirando o peso da passagem do bolso dos usuários.

Câmara de Fortaleza encerra prazo de emendas ao Plano Diretor com 276 sugestões apresentadas

A proposta da parlamentar estabelece que o fundo seja composto por parte do orçamento municipal, contribuição de empresas com mais de dez funcionários, transferências do Estado e da União e outras fontes não tarifárias. Segundo a justificativa, o FMMU representa “um passo concreto para viabilizar a Tarifa Zero e facilitar o acesso da população à saúde, educação, trabalho, cultura e lazer”.

Os defensores da medida afirmam que a iniciativa segue experiências já adotadas em mais de 100 cidades brasileiras que operam com gratuidade no transporte, alcançando milhões de pessoas. A avaliação de Adriana é de que Fortaleza pode — e deve — ser a próxima a implementar o modelo.

A análise do projeto acontece no momento em que a Etufor informou, no último sábado (22), que a tarifa inteira dos ônibus e do transporte complementar passará a custar R$ 5,40 a partir de 1º de janeiro de 2026. 

Etufor confirma reajuste da passagem de ônibus para R$ 5,40 a partir de janeiro

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder