Mobilidade sobre trilhos
Deputado Lucinildo Frota propõe extensões da Linha Leste do Metrô e do VLT na Capital
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/11/2025 às 4:20 PM

O metrô pode chegar até o Centro de Eventos e o VLT ao Conjunto Ceará. Foto: José Leomar/Alece
Na sessão desta terça (25), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado Lucinildo Frota (PDT) apresentou dois projetos de indicação que sugerem novas intervenções de mobilidade em Fortaleza: a extensão da Linha Leste do Metrô até o Centro de Eventos, na Av. Washington Soares, e a ampliação do VLT para o bairro Conjunto Ceará.
Metrô até o Centro de Eventos do Ceará
O primeiro projeto indica ao Governo do Estado a necessidade de incluir, planejar, buscar financiamento e executar a extensão da Linha Leste entre a Estação Papicu e o Centro de Eventos do Ceará (CEC), sob responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), com inclusão no Plano Plurianual (PPA).
O texto afirma que o trecho conectará Papicu ao CEC, “consolidando um importante eixo de transporte e negócios na Capital”. A proposta prevê respeito à legislação ambiental, acessibilidade, diretrizes do Plano Diretor e realização de audiências públicas. Entre as ações previstas estão estudos aprofundados, captação de recursos, aquisição de áreas e parcerias.
Na justificativa, Lucinildo Frota destaca que a obra é “de extrema importância estratégica” para a mobilidade e economia, alinhada ao Estudo Nacional de Mobilidade Urbana. Ressalta ainda que a integração no Papicu e o acesso ao CEC favoreceriam o turismo e a economia local. O projeto autoriza buscar financiamento e modelar Parcerias
Público-Privadas (PPPs) para garantir viabilidade fiscal.
VLT até o Conjunto Ceará
O segundo projeto propõe incluir, planejar, buscar financiamento e executar a extensão do VLT entre a Estação Parangaba e o Terminal do Conjunto Ceará, também sob gestão da Seinfra e Metrofor e inclusão no PPA.
O documento diz que o trecho formará “um importante corredor de transporte de média capacidade e acesso a uma das regiões mais populosas da Capital”. Assim como no caso do metrô, o projeto exige observância das normas ambientais, de acessibilidade e do Plano Diretor, com audiências públicas. Os procedimentos de gestão e captação seguem os mesmos da Linha Leste.
Na justificativa, o deputado aponta que a obra visa mobilidade, inclusão social e qualidade de vida, alinhada ao ENMU, que prioriza sistemas de média e alta capacidade. O bairro da Parangaba é citado como grande terminal multimodal, e a ligação com o Conjunto Ceará garantiria acesso rápido, redução do tempo de deslocamento e maior eficiência do transporte.
A matéria ressalta ainda que a região é um polo residencial e comercial e que a conexão com o sistema metroferroviário pode dinamizar a economia e reduzir a dependência do transporte individual. O projeto também prevê possibilidade de financiamento e PPPs para viabilidade e agilidade da obra.
Mais notícias
NOVOS MERCADOS




























