investimento de R$ 114 milhões
Governo inicia obras do Campus Iracema da UFC na estrutura do antigo Acquario Ceará
Por Marlyana Lima - Em 28/11/2025 às 3:22 PM

Autoridades estaduais participaram da visita às futuras intalações do Campus Iracema – Foto: Divulgação
O projeto de transformação da antiga estrutura do Acquário Ceará finalmente ganhou forma: começaram oficialmente as obras do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC), que promete se tornar um dos mais importantes polos de educação superior, pesquisa científica e difusão ambiental do Estado.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), durante visita técnica que contou com a presença do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto. O reitor da UFC, Custódio de Almeida também esteve no local acompanhando os primeiros movimentos da intervenção.
As máquinas já operam na estrutura abandonada desde 2017, quando as obras do Acquario Ceará foram paralisadas. Agora, o espaço renasce sob a liderança da UFC, com cronograma definido: serão 720 dias de execução, após um período inicial de 180 dias destinado à elaboração do projeto executivo. O investimento total é de aproximadamente R$ 114 milhões, oriundos de recursos federais.
Se todos os prazos forem cumpridos, o campus começará a funcionar no segundo semestre de 2027, inaugurando uma nova etapa para a universidade e para o litoral de Fortaleza.
A futura sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) é um dos pilares do projeto. Atualmente localizado na avenida da Abolição, o instituto abriga os cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais, que agora passarão a integrar o ambiente revitalizado da Praia de Iracema, com maior estrutura e visibilidade.

Obras na estrutura do antigo Acquário foram vistoriadas nessa sexta
Além disso, o novo campus sediará o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), um espaço dedicado a exposições interativas — presenciais e virtuais — que abordarão os ecossistemas do Ceará, ampliando a popularização científica e a educação ambiental.
O projeto também inclui a criação de dois novos cursos de graduação: Meteorologia e Turismo Ecológico, ambos alinhados a vocações estratégicas do Estado. As formações reforçam o compromisso da UFC com a expansão qualificada da educação superior e com a construção de competências essenciais para os desafios ambientais e turísticos contemporâneos.
Urbanização da área
A implantação do campus só se tornou possível após a doação do terreno pelo Governo do Estado, oficializada em julho deste ano. A ordem de serviço havia sido assinada em abril, liberando o início do processo que agora avança.
O prefeito Evandro Leitão prometeu obras de urbanização no entorno, especialmente na comunidade do Poço da Draga, ressaltando o compromisso de “garantir dignidade aos moradores”. O objetivo é integrar o novo equipamento universitário ao bairro, promovendo melhoria urbana e inclusão social.
Mais notícias
INFRAESTRUTURA CONECTADA




























