MAIS OTIMISMO
Expectativas das empresas crescem pelo 2º mês seguido, indica FGV
Por Redação - Em 01/12/2025 às 12:33 PM

Entre os quatro grandes setores, o comércio se destacou positivamente, com alta de 3,7 pontos na confiança FOTO: Freepik
As expectativas do empresariado brasileiro voltaram a melhorar em novembro, marcando o segundo avanço consecutivo, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Embora o Índice de Confiança Empresarial tenha permanecido estável em 90,1 pontos, o componente que mede a visão das empresas sobre o futuro registrou mais um mês de retomada.
O Índice de Expectativas Empresariais subiu 0,6 ponto, alcançando 88,7 pontos. O movimento foi impulsionado pelo aumento do otimismo em relação à demanda prevista para os próximos três meses, que avançou 0,8 ponto, para 86,6 pontos, e pela melhora na perspectiva para os negócios em seis meses, que atingiu 91,1 pontos.
A estabilidade do indicador geral esconde comportamentos distintos entre setores e entre a avaliação do presente e do futuro. O Índice de Situação Atual recuou 0,7 ponto, para 91,6 pontos, refletindo piora tanto na percepção da atual demanda quanto no nível corrente dos negócios — influências especialmente vindas da indústria.
Entre os quatro grandes setores, o comércio se destacou positivamente, com alta de 3,7 pontos na confiança. Construção e serviços também apresentaram avanços, de 1,0 e 1,2 ponto, respectivamente. Já a indústria teve queda de 0,7 ponto, tornando-se o desempenho mais fraco do mês: apenas 26% de seus segmentos registraram melhora.
Ao todo, 45% dos 49 segmentos consultados relataram aumento da confiança em novembro. A coleta dos dados foi realizada de 1º a 24 do mês.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























