FASE DA CONFERÊNCIA NACIONAL

Luiz Gastão participa de debate sobre o futuro das relações trabalhistas no Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 02/12/2025 às 11:52 AM

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, participou da abertura da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada na sede do Sebrae. Reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e do poder público, o encontro inaugurou o ciclo de debates que embasará a contribuição cearense para a fase nacional da conferência, programada para 2026, em São Paulo.

Luiz Gastão ressaltou a importância do avanço das relações laborais              Foto: Guilherme Freire/SET

Em sua intervenção, Luiz Gastão reiterou o compromisso do Sistema Fecomércio Ceará com o diálogo social e enfatizou pilares que considera essenciais para o avanço das relações laborais: segurança jurídica, qualificação profissional e formalização do trabalho. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (1º).

“Acreditamos que é preciso fortalecer os sindicatos, as políticas sindicais e, acima de tudo, a segurança jurídica dos empreendimentos, para que trabalhadores e empresários possam continuar crescendo. Não vejo capital e trabalho em lados opostos, mas no mesmo lado, buscando um crescimento compartilhado. Que possamos sair deste diálogo social mais fortes e dispostos a avançar na relação entre capital e trabalho”, destacou.

Presenças de destaque no evento

A solenidade contou com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho; do titular da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), Vladyson Viana; do superintendente regional do Trabalho, Carlos Pimentel, além de lideranças sindicais, representantes de órgãos públicos e entidades empresariais. Reconhecida como espaço tripartite e paritário de construção coletiva, a II CNT tem como foco a formulação de diretrizes e políticas públicas orientadas ao trabalho decente, à inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável.

A programação segue nesta terça-feira, com uma série de grupos de trabalho e a realização da plenária final. As propostas consolidadas na etapa estadual comporão o documento-base que será levado pela delegação cearense para a II Conferência Nacional do Trabalho, que acontecerá no ano que vem, na capital paulista.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business