Alinhamento Diplomático

Presidentes dos EUA e do Brasil tratam de comércio e segurança em chamada telefônica nesta terça

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/12/2025 às 3:43 PM

54879818117 F07fcd31e8 K

Trump e Lula conversaram por 40 min. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou nesta terça-feira (2), às 12h (horário de Brasília), para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A chamada, que durou 40 minutos, foi descrita como “muito produtiva”, com foco em temas da agenda comercial, econômica e de cooperação no combate ao crime organizado. 

Aproximação crescente

Pelas redes sociais, Lula afirmou ter considerado “muito positiva” a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% aplicada a produtos brasileiros como carne, café e frutas. Ele observou que ainda há outros itens tarifados que precisam ser discutidos e destacou o interesse brasileiro em avançar rapidamente nas negociações bilaterais. 

O presidente também ressaltou a urgência de reforçar ações conjuntas para enfrentar o crime organizado internacional. Mencionou as recentes operações do governo federal que visam asfixiar financeiramente organizações criminosas e apontou a existência de ramificações que atuam a partir do exterior.

De acordo com a publicação, Trump manifestou “total disposição” para cooperar e apoiar iniciativas compartilhadas entre os dois países. Ambos concordaram em retomar o diálogo em breve para acompanhar o andamento dessas propostas.

Antecedente

O tema já havia sido citado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após nova ação da Receita Federal contra sonegadores ligados ao crime organizado. Haddad afirmou que ele e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sugeriram ao governo ampliar a cooperação com autoridades dos Estados Unidos, mencionando uma “conexão criminosa com grupo empresarial em Delaware”, onde mecanismos variados seriam utilizados para lavagem de dinheiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder