TENDÊNCIA DE COMPRAS
Natal deve movimentar R$ 540 milhões no varejo de Fortaleza, diz Fecomércio-CE
Por Marcelo Cabral - Em 04/12/2025 às 2:06 PM
A Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE, projeta um faturamento de R$ 540 milhões para o segmento varejista da Capital. O estudo revela disposição dos consumidores para a compra de presentes, com tíquete médio elevado, fluxo dividido entre shoppings e centros comerciais, com preferência por categorias de alta rotatividade, como vestuário, brinquedos e chocolates.

Compras de Natal devem ser distribuídas entre centros comerciais e shoppings da capital cearense
O movimento reforça o Natal como a principal data comemorativa para o varejo, com expectativa de crescimento de 7,4% em relação às vendas de 2024. Segundo o levantamento, 57,1% dos consumidores de Fortaleza pretendem realizar compras natalinas – percentual que pode aumentar, já que 13,8% ainda não decidiram se irão às compras. A celebração também promete manter seu caráter familiar: 74,0% dos entrevistados afirmam que devem comemorar a data em casa (58,6%) ou na residência de parentes e amigos (35,7%).
Consumo racional e foco em promoções
A pesquisa indica um comportamento de consumo predominantemente racional e planejado. Promoções (57,9%) e preços (48,1%) despontam como fatores decisivos para atrair o consumidor às lojas, evidenciando que o público utiliza descontos como forma de otimizar o orçamento e direcionar o gasto para itens já previstos – e não para compras por impulso. A valorização da qualidade (30,9%) e da variedade (25,1%) reforça o perfil de consumo orientado pela necessidade e valor percebido.
O tíquete médio estimado reflete essa postura. Com valor em torno de R$ 213,00 por presente, os consumidores tendem a optar por produtos de custo moderado e condições de parcelamento curto – cenário alinhado ao dado de que 52,5% pretendem pagar com cartão de crédito e 46,6% devem parcelar entre duas e três vezes. Já a intenção de adquirir, em média, três produtos (51,6%) aponta para um padrão de compra distribuído e financeiramente controlado.
Para a diretora Institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, o comportamento observado demonstra uma sintonia crescente entre consumidores e varejo, especialmente em períodos que antecedem o Natal. “Para os lojistas, isso proporciona maior previsibilidade do fluxo de clientes, redução dos picos operacionais nas lojas físicas e estimula o aumento do uso do crédito, permitindo que o consumo antecipado seja suavizado ao longo do tempo”, destaca.
A executiva ressalta, ainda, que as datas comemorativas exercem papel determinante no desempenho do comércio varejista, impulsionando as vendas, estimulando a economia local e fortalecendo especialmente micro e pequenas empresas. Além disso, ajudam a reduzir a sazonalidade do setor e a manter níveis mais estáveis de emprego ao longo do ano.
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