Impressões
Test-drive: picape Titano se garante e te deixa seguro na cidade ou no off-road
Por Jota Pompílio - Em 08/12/2025 às 8:50 AM

A Titano 2026 trouxe grandes atualizações com novo motor 2.2 turbodiesel, câmbio automático e melhorias na suspensão e freios.
“Será que essa nova picape vai tirar cliente da Toro?”, era uma das perguntas que mais ouvi sobre a Titano quando estava fazendo o test-drive. Na prática, só o tempo dirá em um segmento rentável que é de picape. Porém, a Titano – que já nasceu com nome grande, terá uma árdua missão: peitar Hilux, S10, Ranger e cia.

Interior é espaçoso e aconchegante para quem vai na parte traseira.
Como anda a Fiat Titano?
Fiquei por 10 dias com essa inédita picape da montadora italiana e o que mais me agradou foi seu comportamento na estrada. Quando embala, o desempenho é fantástico e em ultrapassagens, até de curta de distância, ela passa toda segurança. Sem contar, é claro, que adoro a “zuadinha” de modelo a diesel. A bordo, a posição de dirigir é muito boa e o espaço interno é ótimo.
O painel também é de fácil leitura e os botões de multimídia, os mais práticos, estão à disposição no volante. E pensando bem, a melhor parte de dirigir da Titano não tem a ver com o propulsor, mas sim com o acerto de suspensão. A picape tem comportamento suave na maior parte do tempo e funciona bem no asfalto bem conservado. Em Paracuru, interior do Ceará, testamos ela em dunas e em nenhum momento ele te deixou na mão. Sua tração é um ponto forte.
Tamanho da caçamba
Dirigindo-a, ponderei que seu porte está dentro do que está na concorrência. É uma picape média de 5.330 mm de comprimento, 3.180 mm de entre-eixos, 1.963 mm de largura e 1.858 mm de altura. A caçamba pode levar 1.020 kg ou 1.314 litros. A arquitetura chassi em duplo-U e carroceria carrega também a suspensão com eixo rígido e feixe de molas na traseira e freios a disco na dianteira e tambores na traseira. A capacidade da caçamba da Titano está entre as maiores do segmento. Os 1.314 litros divulgados pela Fiat fazem a picape superar rivais como a Volkswagen Amarok (1.280 litros), Ford Ranger (1.250 litros) e perder por pouco para a Chevrolet S10, que tem 1.329 litros.
Viajar nela me deu um prazer enorme ao dirigir. O desempenho dos 180 cv do 2.2 turbodiesel passa confiança. O câmbio trabalha rápido para entregar o torque. A Stellantis é craque em suspensões e acertos e com a Titano não seria diferente. Andei em terrenos off-road e a picape mostrou resistência em terrenos e desenvoltura em crateras. A bordo, mesmo sendo uma picape, há refinamento e conforto. Em suma, se você deseja uma picape para uso misto, seja terra de piçarra ou urbana, a Titano é picape super confiável.

Fotos: Jota Pompílio.
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