POTENCIAL DE MERCADO
Setor náutico vive momento de expansão e Ceará é destaque no radar do Nordeste
Por Marcelo Cabral - Em 08/12/2025 às 2:49 PM
O setor náutico vive um momento de franca expansão no Nordeste, com o Ceará despontando entre os estados com maior potencial de crescimento desse mercado. O avanço não se restringe aos grandes fabricantes de embarcações instalados no Brasil, mas alcança também revendedores de jet-skis, barcos, lanchas e iates de diferentes modelos, portes e faixas de preço, impulsionando toda a cadeia produtiva.

Iate Clube de Fortaleza proporciona a prática de esportes náuticos Foto: Aldaila Bongiovi/Portal IN
Na capital cearense, o protagonismo é reforçado pela infraestrutura do Iate Clube de Fortaleza, que vem passando por um consistente processo de modernização e terá, ainda neste mês, o início das obras de ampliação de seu hangar de embarcações. Além de Fortaleza, outras cidades do litoral reúnem áreas privilegiadas para a navegação, com a possibilidade de tráfego tanto em rios quanto em mar aberto.
O cenário favorável se estende a outros estados nordestinos, como Pernambuco e Sergipe, que também possuem forte cultura náutica, impulsionada pela extensão e pela qualidade de suas faixas litorâneas. Apenas o litoral do Ceará soma mais de 500 quilômetros de extensão, de Leste a Oeste, oferecendo múltiplas opções para passeios ou a prática de esportes como pesca, esqui aquático, mergulho, entre outras atividades.
A esse contexto soma-se a expansão do poder aquisitivo regional verificada nos últimos anos, especialmente no Ceará, que projeta mais de meio trilhão de reais em investimentos privados até 2030. O montante é impulsionado, sobretudo, pela implantação de data centers, parques de energia eólica e solar, além de um mercado imobiliário em forte ritmo de valorização.
Ceará, Pernambuco e Sergipe também se destacam por abrigarem estaleiros estruturados e vias aquáticas que proporcionam experiências de alto padrão. “São três estados navegáveis e são os três estados de pessoas que têm cultura pelo barco. O poder aquisitivo, todos os estados do Brasil têm”, afirmou Mychel Reis, diretor da UltraBoats Náutica e representante oficial da Triton Yachts no Rio de Janeiro, em entrevista à Bloomberg Línea.
Mais notícias
ASCENSÃO COMERCIAL




























