SUSTENTABILIDADE
Haddad defende reestruturação dos Correios
Por Redação - Em 12/12/2025 às 10:11 AM

O ministro defendeu a diversificação das atividades da empresa, com a ampliação de serviços e a formação de parcerias estratégicas FOTO: Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a situação financeira dos Correios exige atenção especial e passa por um processo de reestruturação para garantir a sustentabilidade da estatal. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro avaliou que a empresa precisa se reinventar para enfrentar o cenário atual do setor postal.
Segundo Haddad, a obrigação constitucional de universalizar o serviço impõe custos adicionais aos Correios, em um ambiente cada vez mais competitivo, marcado pela forte presença de empresas privadas de logística. Ele destacou que esse desafio não é exclusivo do Brasil e ocorre em diversos países onde o serviço postal permanece sob controle estatal.
O ministro defendeu a diversificação das atividades da empresa, com a ampliação de serviços e a formação de parcerias estratégicas. Entre as possibilidades, citou a oferta de produtos financeiros e acordos com instituições como bancos públicos, aproveitando a ampla capilaridade da rede dos Correios.
Haddad informou ainda que o plano de reestruturação da estatal já passou por mais de dez versões, diante da exigência do Tesouro Nacional por uma solução considerada definitiva. Ao comentar a situação das estatais federais, afirmou que os Correios e a Eletronuclear são, atualmente, as empresas que demandam maior cautela do governo.
Mais notícias
Programa da Alece




























