Cuidado Público
Ministro da Saúde acompanha no Ceará maior mutirão nacional da história do SUS
Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/12/2025 às 7:33 PM

HUWC da Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma das unidades participantes da ação. Fotos: Carlos Gibaja/Casa Civil
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, escolheu o Ceará para acompanhar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado simultaneamente em todo o Brasil. A ação iniciada neste sábado (13) integra o programa Agora Tem Especialistas e ocorre até domingo (14), com a participação de 188 hospitais nos 26 estados e no Distrito Federal.
Em todo o país, o mutirão prevê a realização de 61,6 mil procedimentos, incluindo 11,5 mil cirurgias eletivas, com o objetivo de ampliar o acesso da população a exames, consultas e cirurgias.
O ministro Padilha enfatizou que “pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participam de um esforço nacional conjunto”. Para o gestor, “esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”.
Interior e Capital em ação

Elmano agradeceu os investimentos do Governo Federal em Educação e Saúde
O lançamento da movimentação cearense ocorreu em Fortaleza e contou com as presenças do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de outras autoridades. No Ceará, mais de 3 mil procedimentos estão sendo realizados, com a participação de mais de 20 unidades filantrópicas.
O governador Elmano manifestou agradecimento “principalmente aos profissionais de saúde que estão prestando um bom serviço para a população” e acrescentou que “só é possível realizar um mutirão como esse” devido “o fortalecimento da rede pública de saúde e de educação, com o trabalho dos seus respectivos ministros e sob a administração do presidente Lula”.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da ação, que segundo ele, faz parte de uma determinação do presidente da República. “Esse é o terceiro Dia E. No primeiro, foram pouco mais de 12 mil, no segundo mais de 30 mil e agora a meta é ultrapassar 50 mil procedimentos. É o maior mutirão do SUS no Brasil, em prol de reduzir o tempo da população nas filas”, relatou.

Evandro Leitão também reforçou o reconhecimento ao apoio federativo no Ceará
Em Fortaleza, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) deve realizar 1.131 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas. Na Santa Casa, estão previstas 120 cirurgias e 180 outros procedimentos.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), reforçou os agradecimentos em nome do município. “Nossa palavra é de gratidão por tudo que o Governo Federal tem feito para o município de Fortaleza, um apoio fundamental para a nossa reestruturação da saúde. Também quero fazer um agradecimento especial ao governador pela atenção especial que vem sendo dada para Fortaleza”, finalizou.
Mais notícias
+ 5,7% em outubro




























