Investimento Estadual

Excedente de energia renovável do Ceará vai abastecer data centers com início de obras em janeiro de 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/12/2025 às 5:07 PM

Elmano De Freitas (4)

Governador Elmano de Freitas falou sobre o tema nesta segunda, 15. Foto: Douglas Filho/Portal IN

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira (15) que o excedente de energia renovável produzido no Estado será destinado ao abastecimento de novos data centers que serão instalados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

As obras do primeiro data center do TikTok, inclusive, se aproximam da fase de início prevista para janeiro de 2026 com o lançamento da pedra fundamental. O investimento estimado é de R$ 200 bilhões, e o empreendimento será o primeiro da empresa na América Latina.

Alta produção

Segundo o governador, o Ceará possui atualmente cerca de três gigawatts de energia excedente, volume que deve se manter ao menos até 2026. O Estado produz cerca de 4,5 gigawatts de energia e consome aproximadamente 1,5 gigawatt, o que o coloca, apontou Elmano, em posição estratégica para receber empreendimentos desse porte, mesmo em um cenário de curtailment que afeta principalmente a geração eólica e solar. 

De acordo com o gestor, os data centers devem consumir aproximadamente um gigawatt de energia, absorvendo parte relevante do excedente estadual.

A estratégia busca reduzir o desperdício energético e transformar a sobra de produção em atividade econômica, com geração de empregos e atração de investimentos. “O data center é uma solução, porque nós temos muita energia, mas não temos a quem vender”, declarou Elmano em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business