Rumo ao Oscar

“O Agente Secreto” integra pré-lista do Oscar 2026 em duas categorias

Por Paulla Pinheiro - Em 16/12/2025 às 4:55 PM

O Agente Secreto Filme De Kleber Mendonca Filho Estrelado Por Wagner Moura 1744281707161 V2 4x3

Wagner Moura em cena de “O Agente Secreto”, longa de Kleber Mendonça Filho que integra a pré-lista do Oscar 2026 nas categorias de Filme Internacional e Direção de Elenco

O longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, foi incluído na pré-lista do Oscar 2026 nas categorias de Melhor Filme Internacional e Direção de Elenco. A relação foi divulgada nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e reúne apenas 15 títulos elegíveis em cada categoria, funcionando como uma etapa preliminar rumo às indicações oficiais.

Ambientado no Recife dos anos 1970, o filme integra um grupo restrito que mantém o cinema brasileiro em evidência na principal premiação da indústria audiovisual. Esta é a terceira vez que uma produção nacional aparece nessa fase do Oscar. No ano passado, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, venceu na categoria de Filme Internacional, ampliando o olhar da Academia sobre o cinema brasileiro. Antes disso, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, também figurou entre os pré-selecionados.

Na categoria Filme Internacional, O Agente Secreto concorre com Belén (Argentina), It Was Just an Accident (França), Sound of Falling (Alemanha), Homebound (Índia), The President’s Cake (Iraque), Kokuho (Japão), All That’s Left of You (Jordânia), Valor Sentimental (Noruega), Palestine 36 (Palestina), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirât (Espanha), Late Shift (Suíça), Left-Handed Girl (Taiwan) e The Voice of Hind Rajab (Tunísia).

Já na categoria de Direção de Elenco, criada a partir do Oscar 2026, o longa brasileiro aparece ao lado de títulos como Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Valor Sentimental, Pecadores, Sirât, A Hora do Mal e Wicked: Parte 2, em uma seleção que destaca o trabalho de composição e escolha de elenco como eixo criativo da produção.

A presença brasileira na pré-lista se estende a outras categorias. Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, está entre os selecionados para Melhor Documentário de Longa-Metragem, enquanto Amarela, de André Hayato Saito, figura entre os 15 curtas escolhidos pela Academia. O fotógrafo Adolpho Veloso também integra a disputa por Melhor Fotografia, pelo filme Sonhos de Trem, dirigido pelo americano Clint Bentley.

Mais notícias

Ver tudo de Notas