ABASTECER DATA CENTERS
Casa dos Ventos fecha a compra de 184 turbinas eólicas para usina de R$ 5 bi
Por Marcelo Cabral - Em 17/12/2025 às 1:20 PM
A Casa dos Ventos, empresa fundada pelo cearense Mário Araripe, fechou um contrato para a compra de 184 turbinas eólicas V159-4,5 MW, com capacidade de geração de 828 MW. Produzidos pela companhia dinamarquesa, os novos aerogeradores deverão dar suporte a parte das operações do futuro data center que será construído em parceria com ByteDance, dona do TikTok, no Complexo do Pecém.

Novas turbinas serão produzidas na fábrica da Vestas, situada em Aquiraz Foto: Divulgação
Os equipamentos serão instalados no novo parque eólico que começará a ser construído no primeiro trimestre de 2026, entre os município de Dom Inocêncio, Lagoa do Barro e Queimada Nova, no vizinho estado do Piauí, e que deverá entrar em operação em 2028. A Vestas também realizará a construção, além da prestação dos serviços de manutenção e operação por 25 anos.
A usina de Dom Inocêncio terá capacidade de abastecer cerca de dois milhões de residências e será um dos maiores parques eólicos do Brasil. Com esse novo investimento em geração de energia renovável, a Casa dos Ventos consolida sua estratégia de crescimento, além de apostar alto em projetos de grande porte, para atender a clientes com elevado consumo de energético.
O contrato foi assinado pelo diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, e a nova usina representa o primeiro investimento de grande porte na geração eólica a ser realizado no País nos últimos três anos. Além de ser um sinal claro de que novos investimentos sejam realizados no decorrer da próxima décadas, especialmente na Região Nordeste.
E como o Ceará deverá receber bilhões de reais para a construção de novos data centers até 2030, trata-se de uma oportunidade relevante para o setor de energias renováveis. Tanto que a Vestas está trazendo soluções de alta performance e o novo parque eólico também impactará positivamente a planta fabril da Aeris, situada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que fabrica as pás utilizadas pelos aerogeradores.
Para Eduardo Ricotta, CEO da Vestas para a América Latina, o contrato firmado com a Casa dos Ventos reforça uma parceria que deve gerar o desenvolvimento de grande projetos de geração eólica no Nordeste. Sempre visando dar maior impulso à transição energética no País e facilitar o acesso à energia renovável ao segmento corporativo de alta demanda.
Mais notícias
Política econômica




























