Olhar coletivo
Fim de semana no Museu da Fotografia Fortaleza reúne arte, música e atividades infantis
Por Paulla Pinheiro - Em 18/12/2025 às 12:01 AM

Último fim de semana de atividades do Museu da Fotografia Fortaleza reúne formação, música e encontros que celebram a fotografia como experiência viva antes do recesso de fim de ano
Fotografia, música e imaginação dão o tom do último fim de semana de programação do Museu da Fotografia Fortaleza, que se despede das atividades de 2025 com uma agenda pensada para diferentes públicos e linguagens. Antes do recesso, que acontece de 23 de dezembro a 2 de janeiro, o MFF propõe dois dias de encontros que cruzam formação, experiência artística e sensibilidade — um convite para viver a fotografia para além da imagem pronta, como exercício de olhar, escuta e criação compartilhada.
No sábado (20), a programação começa das 9h às 12h com a Oficina Prática e Leitura em Fotografia de Rua, conduzida por Thiago Braga, em um percurso que parte da Galeria Pedro Jorge, no Centro, e segue até a Praça do Ferreira. A cidade se transforma em sala de aula, com cenas do cotidiano servindo de matéria-prima para registros feitos tanto com celulares quanto com câmeras profissionais. No domingo (21), também das 9h às 12h, o grupo volta a se encontrar no próprio museu para a leitura coletiva das imagens produzidas, aprofundando reflexões sobre narrativa, composição e presença urbana.
Ainda no sábado, das 14h às 16h, o clima natalino ocupa o MFF com a apresentação Um Natal de Paz, do Grupo Sopro da Juventude, formado por jovens do projeto Pupilos da Arte, do CEPEVIVE, em um concerto que celebra os 25 anos da instituição e sua atuação junto a crianças e jovens de Caucaia. Também no sábado (20), das 14h às 16h, o museu recebe o público infantil com a oficina Montando Histórias, que propõe unir fotografia e imaginação por meio da criação de narrativas visuais. A partir de fotocolagens, conversas e da estrutura clássica das histórias, as crianças são convidadas a transformar imagens em enredos, brincando com sentidos, personagens e finais possíveis.
Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia, e acontecem enquanto o MFF segue com a exposição de Araquém Alcântara em cartaz — oportunidade de revisitar a obra de um dos grandes nomes da fotografia brasileira contemporânea.
Mais notícias
AGROPECUÁRIA LIDERA

























