Pleito 2026

Novo presidente do TRE-RJ diz que defenderá com rigor o direito ao voto livre e sem ligação com o crime organizado

Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/12/2025 às 12:20 AM

Tre Rj2

Solenidade de posse dos novos dirigentes ocorreu em 16 de dezembro. Fotos: Ascom TRE-RJ

O desembargador Claudio de Mello Tavares, durante sua posse nesta semana como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), afirmou que uma das prioridades de sua gestão será o combate a candidaturas vinculadas ao crime organizado.

Não haverá espaço no processo eleitoral do Estado do Rio de Janeiro para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado, pelo tráfico de drogas ou pelas milícias. O voto popular é sagrado. Não pode ser comprado, coagido, manipulado”, garantiu, prometendo “indeferir registros de candidatos com relação direta ou indireta com organizações criminosas”.

Em seu discurso, o novo presidente também destacou que “nenhuma nação se fortalece sem garantir ao cidadão o direito ao voto livre, livre de pressão, de coerção, do medo“. “Neste tribunal, defenderemos com rigor o direito de o eleitor escolher seus representantes sem que forças paralelas interfiram na sua decisão. O voto pertence ao eleitor e somente a ele”, completou Mello Tavares. 

Nova direção do TRE-RJ

Claudio de Mello Tavares foi eleito por aclamação pelos sete membros do colegiado do Tribunal Eleitoral fluminense para suceder o desembargador Peterson Barroso Simão na presidência da Corte.

Tre Rj1

O desembargador Fernando Cerqueira Chagas – à dir. – foi empossado no TRE-RJ e já assume a vice-presidência

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) desde 1998, o novo presidente atuou como corregedor-geral da Justiça entre 2017 e 2018 e presidiu o TJRJ no biênio 2019-2020. De março a dezembro de 2025, ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral no estado.

Na mesma solenidade, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas tomou posse no Tribunal e nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-RJ. O mandato de ambos vai até março de 2027.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder