'TRANCOSO DO SUL'
Setor imobiliário de SC mira os paulistas de alta renda com projetos exclusivos
Por Marcelo Cabral - Em 26/12/2025 às 11:59 AM
Depois de despertar o interesse de compradores do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, seguida por uma segunda fase marcada pela atração de empresários do agronegócio do Centro-Oeste e investidores estrangeiros, o mercado imobiliário de Santa Catarina volta suas atenções para um público ainda mais seletivo: os paulistas de alta renda. Tradicionalmente, ele passam as temporadas de verão em Trancoso, no sul da Bahia, e para conquistar esse perfil exigente, o setor aposta em projetos de arquitetura autoral, capazes de oferecer exclusividade e sofisticação.

Bravo Residences é assinado por Arthur Casas, na Praia Brava de Itajaí Foto: Divulgação/ABC
À frente dessa estratégia está a ABC Empreendimentos, incorporadora fundada pelo ex-corretor Thiago Cabral e detentora do maior landbank da região. No total, são 12,5 milhões de metros quadrados em terrenos – quase três vezes mais do que a FG Empreendimentos, conhecida por assinar os maiores arranha-céus de Balneário Camboriú, como o Senna Tower, segundo ele mesmo explicou em entrevista concedida ao site Metro Quadrado.
O movimento mais recente da ABC foi a entrega do Bravo Residences, na Praia Brava de Itajaí, vizinha a Camboriú, empreendimento assinado pelo arquiteto paulista Arthur Casas, que assina o Mansão Seara, na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, da incorporadora Moura Dubeux. O projeto reúne apenas cinco unidades de 325 metros quadrados, sendo uma por andar, além de um duplex garden de 580 m². O Valor Geral de Vendas (VGV) é estimado em R$ 180 milhões.
Atrativo adicional
Apesar de ter um gabarito baixo, em conformidade com a legislação urbanística mais restritiva de Itajaí, a pouca altura do edifício se converte em um atrativo adicional para o público paulista, que tende a rejeitar empreendimentos de perfil megalomaníaco. Trata-se de um comprador acostumado ao ritmo acelerado de São Paulo e que busca refúgio em áreas mais reservadas e exclusivas, como as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, além da própria Praia Brava – destinos vistos como uma espécie de ‘Trancoso do Sul’, com a vantagem de maior oferta de serviços premium.
Segundo Thiago Cabral, Trancoso já se consolidou como referência do turismo nacional e internacional, mas aquela região do litoral catarinense passa a ocupar um espaço relevante no radar desse turista qualificado. O executivo observou que, enquanto em Trancoso o visitante tende a ficar mais isolado, em Santa Catarina é possível acessar opções de lazer, gastronomia e entretenimento facilmente, pois se quiser agito, está a dez minutos de tudo.
Além da arquitetura autoral, a ABC tem investido fortemente em serviços de hospitalidade – uma estratégia já consolidada entre empreendimentos de alto padrão em São Paulo. Entre as facilidades previstas estão traslado do aeroporto, serviços de personal shopper e a disponibilidade de um chef exclusivo para atender as famílias durante a temporada de verão, reforçando a proposta de um lifestyle sofisticado, com serviço de concierge sob medida.
Mais notícias
Banco Central






























