preços

Combustíveis fecham dezembro com alta de até 2,25%

Por Redação - Última Atualização 1 de janeiro de 2026

Gasolina Etanol Combustível Combustíveis Foto Agência Brasil

No recorte regional, o Sudeste liderou a alta da gasolina, com avanço de 0,65% FOTO: Agência Brasil

Os preços dos combustíveis voltaram a subir em dezembro nos postos do País, com avanço mais intenso do etanol. O biocombustível teve alta média de 2,25% em relação a novembro e passou a custar R$ 4,54 o litro, enquanto a gasolina registrou aumento mais moderado, de 0,16%, para R$ 6,34 o litro, segundo levantamento da Edenred Ticket Log.

O movimento foi influenciado por fatores regionais e pela maior demanda típica do fim de ano, especialmente no mercado de etanol, que enfrentou maior pressão de oferta.

No recorte regional, o Sudeste liderou a alta da gasolina, com avanço de 0,65%, ainda mantendo o menor preço médio do País. O Norte seguiu como a região mais cara para o combustível, apesar de leve recuo no período. Já o Nordeste apresentou queda nos preços da gasolina.

Para o etanol, a maioria das regiões registrou elevação. O Sudeste concentrou o maior aumento e também manteve o menor preço médio nacional, enquanto o Norte permaneceu com o biocombustível mais caro.

Entre os estados, Minas Gerais teve a maior alta da gasolina no mês, enquanto o Rio Grande do Norte apresentou a maior queda. A Paraíba registrou o menor preço médio do País, e Roraima seguiu com a gasolina mais cara.

No mercado de etanol, o Distrito Federal liderou as altas em dezembro, enquanto o Rio Grande do Norte teve o maior recuo. O Amazonas manteve o etanol mais caro do País.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business