Ações integradas

Plano do Carnaval de Fortaleza define ampla operação com 8 mil agentes

Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/01/2026 às 12:12 AM

Saveclip.app 616425595 18549289603057761 1478507994353688807 N

Trabalhos serão realizados por várias instâncias da administração. Foto: Reprodução/Instagram

A gestão fortalezense apresentou em coletiva realizada no Paço Municipal, nessa quarta-feira (14), o plano operacional do Ciclo Carnavalesco 2026. A secretária da Cultura, Helena Barbosa, conduziu a apresentação e destacou o planejamento integrado entre os órgãos municipais, além do modelo descentralizado da festa, que neste ano contará com 25 palcos distribuídos pelas 12 Regionais da cidade.

De acordo com a administração municipal, a organização e a execução do evento mobilizarão mais de 8 mil agentes e envolverão mais de 700 permissionários cadastrados nas 12 Regionais.

Fortaleza terá Ciclo Carnavalesco em 25 polos e shows de Banda Eva, Joelma, BaianaSystem, Olodum e mais

Detalhes

Para facilitar o acesso do público às programações, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) preparou uma operação especial de tráfego. A cada fim de semana, 180 agentes de trânsito e orientadores atuarão nos entornos dos polos, realizando monitoramento, bloqueios e desvios viários conforme o cronograma das festividades.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) definiu um esquema de atendimento que inclui a instalação de Postos Médicos Avançados (PMA) e ações de vigilância em saúde.

Já a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) reforçará a segurança com patrulhamento por viaturas, motocicletas, bicicletas e equipes a pé, além de videomonitoramento e ações de prevenção e salvamento aquático na orla. No total, 1.544 agentes estarão escalados na Operação Pré-Carnaval 2026 e 908 atuarão durante o período de Carnaval, somando 2.452 profissionais ao longo de todo o Ciclo Carnavalesco. O efetivo reúne guardas municipais, subinspetores, inspetores e servidores da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).

Os agentes também prestarão apoio às equipes dos órgãos de fiscalização e controle, como a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), nos locais onde ocorrerão os eventos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder