Comércio internacional
Agricultores europeus intensificam protestos contra acordo entre a UE e o Mercosul
Por Redação - Em 20/01/2026 às 2:40 PM

Os manifestantes argumentam que o acordo ameaça a agricultura local ao abrir espaço para produtos importados a preços mais baixos e com padrões sanitários e ambientais distintos dos exigidos na UE
Milhares de agricultores de diversos países europeus, especialmente da França, voltaram às ruas nesta terça-feira para demonstrar contra o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. A mobilização em Estrasburgo ocorreu em frente ao Parlamento Europeu, no momento em que legisladores se preparam para uma votação que pode encaminhar o tratado ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para revisão legal.
Segundo estimativas oficiais, a manifestação reuniu mais de 4,5 mil participantes, com cerca de 700 a 1 000 tratores bloqueando acessos ao legislativo. Representantes de sindicatos agrícolas de pelo menos 15 estados-membros do bloco participaram do ato, exibindo bandeiras e cartazes em protesto contra a liberalização do comércio com países sul-americanos.
Os manifestantes argumentam que o acordo ameaça a agricultura local ao abrir espaço para produtos importados a preços mais baixos e com padrões sanitários e ambientais distintos dos exigidos na UE. Líderes rurais pedem que os parlamentares usem “todos os mecanismos legais disponíveis” para impedir a implementação do tratado sem ajustes que protejam os agricultores europeus.
A assinatura do acordo entre a UE e o Mercosul foi realizada no último sábado em Assunção, no Paraguai, apesar da oposição de setores agrícolas e de governos como o da França, que teme impactos negativos no setor interno.
A votação marcada para esta semana determinará se o Parlamento solicitará uma análise do pacto pelo TJUE. Um parecer desfavorável do tribunal poderia forçar renegociação ou alteração das cláusulas do acordo antes de sua implementação.
A mobilização de agricultores contrários ao tratado acontece em um contexto mais amplo de protestos na Europa, que já registraram bloqueios de rodovias e ações semelhantes em países como Bélgica e Irlanda, refletindo as preocupações do setor sobre a competitividade e a sobrevivência de pequenas propriedades agrícolas.
Mais notícias
Folia Cósmica




























