Divergência na Base

Elmano valoriza apoio de Camilo nas eleições; Cid alerta que saída do MEC é um risco para a campanha

Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/01/2026 às 4:23 PM

Elmano7

Em outubro de 2025, os três estiveram juntos na entrega da “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”, no Senado Federal. Foto: Agência Senado

O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou, nesta quarta (21), que o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), será decisivo nas articulações eleitorais de 2026. Há poucos dias, Camilo indicou que aguarda apenas o aval do presidente Lula (PT) para deixar o Ministério da Educação (MEC). Se sair até março, o senador licenciado estará dentro do prazo de descompatibilização, o que também abre espaço para uma possível candidatura.

A declaração ocorreu em evento no Palácio da Abolição, onde Elmano reforçou que enfrentará uma disputa “muito intensa” no Ceará e que a presença de Camilo fortalece sua campanha. O principal adversário cotado é Ciro Gomes (PSDB), que articula uma frente ampla com PSDB, parte do União Brasil e dissidentes do PDT.

Elmano destacou que os primeiros meses de 2026 serão marcados por negociações políticas intensas, envolvendo a janela partidária e a formação das chapas proporcionais. Também citou a importância de lideranças da base como Cid Gomes (PSB), Eunício Oliveira (MDB) e Domingos Filho (PSD).

Sobre a possível saída de Camilo do MEC, o senador Cid Gomes avaliou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que a medida pode ser “terrível” para Elmano, por reforçar a influência do ex-governador. “O Camilo, como foi um excelente governador, saiu muito bem avaliado, ele não deixa de ser uma sombra para o governador Elmano. Agora, se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma“, declarou.

Camilo prepara saída do Ministério da Educação e mira dedicação total às reeleições de Lula e Elmano

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder