recorde anual

Caixa fecha 52 contratos de PPP em 2025 e amplia carteira para 130 projetos

Por Redação - Em 27/01/2026 às 12:01 AM

Caixa Econômica Foto Agência Brasil

Segundo a Caixa, os contratos envolvem assessoramento técnico e jurídico para estados, municípios e órgãos públicos na estruturação de concessões e PPPs FOTO: Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal registrou um salto no volume de contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em 2025, ao fechar 52 novos acordos, um recorde anual desde que começou a atuar no setor em 2018. Com isso, o total de projetos em carteira atingiu 130 contratos, um crescimento de 66% em relação ao final de 2024.

Os acordos assinados no ano passado envolvem mais de R$ 40 bilhões em investimentos privados planejados, com foco em infraestrutura urbana e serviços públicos que devem atender milhões de brasileiros em diversas regiões.

Segundo a Caixa, os contratos envolvem assessoramento técnico e jurídico para estados, municípios e órgãos públicos na estruturação de concessões e PPPs, incluindo estudos econômicos, análise socioambiental e modelagem financeira.

O aumento da carteira também reflete a busca por maior participação da iniciativa privada em projetos de infraestrutura social e urbana, como iluminação pública, saneamento básico, educação infantil e gestão de resíduos sólidos, áreas que têm sido priorizadas em rodada de projetos e discussões técnicas.

A instituição projeta levar parte desses projetos a leilões em 2026, com o objetivo de atrair recursos privados para execução e operação dos ativos públicos.

Autoridades do setor afirmam que a expansão das PPPs pode ampliar a eficiência dos serviços públicos e gerar empregos, além de contribuir para a revitalização de infraestrutura em municípios de pequeno e grande porte.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business