reestruturação financeira

Azul emite dívida no exterior com vencimento em 2031 para reforçar caixa

Por Redação - Em 28/01/2026 às 1:26 PM

Azul Azul4

O pacote de garantias que respalda a emissão inclui ativos e negócios controlados pela Azul e suas subsidiárias

A Azul S.A. informou, nesta quarta-feira (28), que, por meio da sua subsidiária criada nos Estados Unidos, lançou uma oferta privada de títulos de dívida com vencimento em 2031. A operação faz parte da estratégia financeira da companhia para viabilizar a conclusão do seu processo de recuperação sob o Capítulo 11 da legislação americana.

Os títulos seniores com garantia prioritária serão utilizados, principalmente, para quitar o saldo remanescente do financiamento DIP (debtor-in-possession), que viabilizou a continuidade das atividades da aérea durante a reestruturação. Caso haja recursos adicionais, eles poderão ser aplicados na implementação do plano permanente de reorganização da empresa, com foco em fortalecer a liquidez e ajustar sua estrutura de capital.

O pacote de garantias que respalda a emissão inclui ativos e negócios controlados pela Azul e suas subsidiárias, como Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Azul Viagens, Azul Cargo, Azul Fidelidade e outras afiliadas, além de recebíveis, marcas, domínios e participações societárias de unidades estratégicas do grupo.

A companhia ressaltou, no comunicado ao mercado, que os termos da oferta dependem das condições do mercado financeiro e podem não ser consumados caso não se alcancem parâmetros considerados adequados. Os papéis também não serão registrados para oferta pública no Brasil, conforme as regras regulatórias.

Paralelamente ao anúncio da nova emissão, a Azul divulgou uma atualização nas classificações de risco atribuídas pelas agências de crédito. A Moody’s concedeu rating B2 à empresa e aos títulos propostos, com perspectiva estável, enquanto a Fitch atribuiu um rating esperado de B-, também com perspectiva estável. As classificações consideram os passos previstos no processo de reestruturação em curso.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business