margem equatorial

Vistoria da ANP em sonda da Petrobras será realizada entre 9 e 13 de fevereiro

Por Redação - Em 28/01/2026 às 1:37 PM

Petrobras Margem Equatorial

A Margem Equatorial, área de fronteira exploratória no setor petrolífero brasileiro, tem sido considerada estratégica para a Petrobras e para a política energética nacional

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) programou uma vistoria remota na sonda afretada pela Petrobras que opera na bacia de Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, de 9 a 13 de fevereiro. A avaliação faz parte dos procedimentos técnicos exigidos antes que a perfuração nessa área seja retomada.

A inspeção ocorre após a operação ter sido suspensa no início de janeiro devido a um vazamento de fluido de perfuração, problema que afetou duas linhas que ligam a sonda ao poço conhecido como Morpho. Embora a Petrobras afirme que o fluido é biodegradável e não gerou impacto ambiental, o incidente interrompeu temporariamente os trabalhos.

A vistoria da ANP é um dos passos exigidos para a liberação da retomada da perfuração. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também solicitou esclarecimentos técnicos antes de conceder a licença necessária para que as atividades continuem.

A Margem Equatorial, área de fronteira exploratória no setor petrolífero brasileiro, tem sido considerada estratégica para a Petrobras e para a política energética nacional, por seu potencial de descobertas de óleo e gás em águas profundas. A expectativa de resultados positivos nessa região tem impulsionado investimentos e debates sobre segurança operacional e ambiental.

A Petrobras informou que prossegue com os trabalhos de revisão e reparo das linhas de perfuração e que os órgãos reguladores acompanham o processo antes de qualquer decisão de retorno às operações.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business