Agenda Regional
Lula vê integração como melhor caminho para desenvolvimento da América Latina
Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/01/2026 às 12:19 AM

Presidente do Brasil discursou no evento de abertura do Fórum nessa quarta, 28. Fotos: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa quarta-feira (28), no Panamá, que a América Latina e o Caribe só conseguirão enfrentar seus problemas se atuarem de forma integrada. A declaração foi feita na abertura do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.
Convidado especial do evento, Lula discursou após o presidente panamenho José Raúl Mulino. As atividades do Fórum Econômico seguem até sexta-feira (30).
Pontos principais
Durante o discurso, Lula alertou que “seguir divididos torna todos mais frágeis”, e destacou as “credenciais econômicas, geográficas, demográficas, políticas e culturais excepcionais” da região “para aspirar a uma presença relevante no contexto mundial”.

Foto oficial dos dirigentes durante a edição de 2026
Segundo o presidente, o avanço da integração exige comprometimento das lideranças com mecanismos institucionais capazes de “articular de forma equilibrada os distintos interesses nacionais”. Ele avaliou ainda que falta convicção política sobre os benefícios de um projeto mais autônomo de inserção internacional.
O líder brasileiro afirmou que a região dispõe de ativos estratégicos capazes de sustentar esse processo. “Dispomos de ativos de ordem política e econômica que podem conferir materialidade ao impulso integracionista”, declarou, citando o potencial energético ligado ao petróleo e gás, à hidroeletricidade, aos biocombustíveis e às matrizes nuclear, eólica e solar.
O presidente também destacou a maior floresta tropical do planeta, a diversidade de solo e clima, os avanços na produção de alimentos e a abundância de recursos minerais. “Reunimos recursos minerais abundantes, inclusive minérios críticos e terras raras, essenciais para a transição energética e digital”, citou, defendendo que esses recursos sirvam para gerar riqueza, emprego e desenvolvimento nos países da região.
Ao lembrar que a América Latina e o Caribe formam um mercado de mais de 660 milhões de consumidores e não enfrentam conflitos graves, Lula defendeu que “guiados pelo pragmatismo, pode-se superar divergências ideológicas e construir parcerias sólidas e positivas dentro e fora da região”.
Mais notícias
Agenda Política

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























