Em dezembro

Vendas de carros 100% elétricos superam as de veículos a gasolina na Europa

Por Jota Pompílio - Em 29/01/2026 às 11:32 AM

Byd Atto 2 Comfort 2026

Marcas chinesas como a BYD são responsáveis por impulsionar essas estatísticas.

Quem imaginou que o modismo de carro elétrico era passageiro, “fogo de palha”, errou feio! Um dado, no mínimo curioso, mostra que essa tendência veio para ficar. Na Europa, por exemplo, em dezembro, pela primeira vez, veículos a gasolina emplacaram menos que os puros elétricos. Destaque para Grã-Bretanha e a Noruega que registraram o sexto mês consecutivo de crescimento em relação ao ano anterior.

Isso tudo se deve a concorrência de marcas chinesas como BYD, Changan e Geely que estão intensificando a corrida pelo mercado europeu contra montadoras nacionais como Volkswagen e BMW que também estão lançando novos modelos de veículos elétricos. Isso mesmo depois da União Europeia de aliviar um decreto de abandonar a proibição efetiva de carros com motor de combustão a partir de 2035!

Nissan Leaf 2025 Europa Version

Nissan Leaf foi um dos pioneiros na versão elétrica na Europa.

Esse marco não surge do nada. No fim de 2023, os elétricos já haviam ultrapassado os modelos a diesel. Um ano depois, os híbridos plug-in superaram os motores a combustão. Agora, a gasolina entra na mesma trajetória de queda estrutural.

Apesar do avanço dos elétricos, os híbridos ainda lideram o mercado europeu. Em dezembro, foram 380.921 híbridos registrados na UE, EFTA e Reino Unido. Mas a diferença vem diminuindo rapidamente: enquanto os EVs cresceram acima de 50%, os híbridos avançaram menos de 6%.

Em nosso país

As vendas de carros eletrificados (incluindo híbridos) no Brasil cresceram 26% no início de 2025, expandindo sua participação para cerca de 13% em dezembro de 2025, mas ainda não superam os modelos a combustão (gasolina/flex). A previsão da Anfavea é que os eletrificados possam superar os a combustão apenas por volta de 2030.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road