Fid Americano

Trump indica Kevin Warsh para comandar o Banco Central dos EUA

Por Suzete Nocrato - Em 30/01/2026 às 9:14 AM

Eua

A nomeação do economista Kevin Warsh precisa ser confirmada pelo Senado. Foto: Brendan McDermid/REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (30) a indicação de Kevin Warsh para o cargo de presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. A nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado. “Tenho o prazer de anunciar que estou nomeando Kevin Warsh para ser o presidente do Conselho de Governadores do Sistema Federal Reserve”, escreveu Trump em publicação nas redes sociais.

Segundo o presidente, Kevin Warsh atua atualmente como pesquisador visitante em economia no Instituto Hoover e professor na Escola de Negócios da Universidade de Stanford, além de ser sócio da gestora Duquesne Family Office, ao lado do investidor Stanley Druckenmiller. A combinação entre atuação acadêmica e experiência no mercado financeiro foi destacada como um dos pilares da escolha.

Trump ressaltou ainda a trajetória acadêmica e profissional do indicado. Warsh é formado pela Universidade de Stanford e possui graduação em direito pela Universidade Harvard. Ele foi o mais jovem governador do Fed da história, ao assumir o cargo aos 35 anos, integrando o Conselho do Federal Reserve entre 2006 e 2011. Nesse período, representou o banco central dos Estados Unidos no G20 e atuou como emissário junto a economias emergentes e avançadas na Ásia.

A indicação ocorre em um contexto de críticas públicas de Trump à atual condução da política monetária americana e ainda precisará passar pelo processo de confirmação no Senado dos Estados Unidos. A escolha do novo presidente do Fed é considerada estratégica, já que influencia diretamente os juros, a inflação e o ritmo da economia dos EUA, com reflexos imediatos sobre os mercados globais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business