DIFERENCIAIS ESTRATÉGICOS
Hugo Figueirêdo participa do diálogo Brasil – Europa de transformação digital
Por Marcelo Cabral - Em 31/01/2026 às 10:56 AM
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, participa como palestrante do evento ‘Diálogos de Aproximação Brasil – Europa na Atração de Investimentos para a Transformação Digital’, que será realizado na próxima terça-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a partir das 9h30. A presença ocorre a convite do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e a ApexBrasil.

Hugo Figueirêdo vai destacar os diferenciais estratégicos que são oferecidos pelo Estado do Ceará Foto: Douglas Filho/Portal IN
A iniciativa tem como objetivo identificar desafios e oportunidades para novos investimentos entre o Brasil e a União Europeia, promover a harmonização de padrões regulatórios, estimular parcerias tecnológicas e ampliar a confiança de investidores da Europa. A proposta está alinhada à agenda brasileira de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da soberania digital.
O encontro marca, ainda, o lançamento da iniciativa ‘Business Dialogues’, uma série de reuniões empresariais de alto nível voltadas ao fortalecimento de potencialidades regionais, à estruturação de projetos estratégicos para uma economia verde e competitiva e ao aprofundamento da cooperação com a União Europeia. Os insumos resultantes desses diálogos irão subsidiar o II Fórum de Investimentos Brasil – União Europeia, previsto para março deste ano.
Polo de atração tecnológica
No contexto da transformação digital, a atração de data centers ganhou protagonismo na agenda de investimentos do governo brasileiro, em razão de seu papel essencial na sustentação de serviços em nuvem, inteligência artificial e processamento de dados em larga escala. A decisão pela instalação desse tipo de infraestrutura envolve variáveis complexas, como disponibilidade e custo de energia, conectividade, segurança regulatória e planejamento territorial, além de políticas nacionais de incentivo. Nesse cenário, o programa Redata se destaca como instrumento central de estímulo fiscal à implantação e expansão de data centers no País.

Data centers já trazem investimentos bilionários para o Ceará
O Ceará desponta como ambiente favorável à atração desses empreendimentos, apoiado por diferenciais estratégicos como a presença de cabos submarinos, o Cinturão Digital e as Zonas de Processamento de Exportação. O desafio central, contudo, é assegurar que essas infraestruturas de data centers atuem como vetores de desenvolvimento econômico e tecnológico local, sem comprometer o acesso da população a recursos essenciais, como água e energia. Para isso, torna-se indispensável orientar os investimentos por critérios claros e estabelecer parcerias comprometidas com essas diretrizes.
O plenário será recepcionado por Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Ceará; Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil; Roberto Jaguaribe, conselheiro consultivo internacional do Cebri, e Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC. A programação inclui a participação de Igor Marchesini, assessor especial do Ministério da Fazenda, que abordará o tema da infraestrutura física e digital, com contribuições de Hugo Figueirêdo, da Etice; Tiago Machado, da Vivo; e Johannes Klingberg, da GIZ. O encerramento ficará a cargo de Fernanda Cimini, diretora de Projetos do Cebri.
Mais notícias
RECORDES NOMINAIS




























