Gestão municipal

Reunião do secretariado de Fortaleza marca balanço do primeiro ano e planejamento de 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/02/2026 às 12:16 PM

Secretariado26

Prefeito Evandro Leitão conduziu a reunião que ocorreu na última sexta, 30. Fotos: Beatriz Boblitz/PMFor

O prefeito Evandro Leitão (PT) realizou, na sexta-feira (30), a primeira reunião de secretariado de 2026, com foco na prestação de contas das ações de 2025 e na definição das diretrizes e prioridades para o novo ano.

Segundo o gestor, o encontro foi essencial para garantir integração, “[…] sempre vinculadas aos objetivos estratégicos definidos como diretrizes do governo, como a redução das desigualdades sociais, a mobilidade urbana, com a melhoria da malha viária, entre outros”.

Evandro também destacou o esforço de reorganização fiscal realizado em 2025, mesmo diante da redução da capacidade de investimento herdada da gestão anterior, com o rebaixamento da Capacidade de Pagamento (Capag) e a adoção de medidas de contingenciamento. “A nossa Capag, que havia sido rebaixada para o nível C, já está em processo de recuperação. Estamos aguardando o posicionamento final dos órgãos oficiais do Governo Federal para o retorno ao nível B”, relatou.

Mais pautas

Secretariado261

O prefeito também celebrou as parcerias firmadas com o Governo Federal, o Governo do Ceará e o setor produtivo para a execução de ações na Capital

O prefeito de Fortaleza celebrou ainda as parcerias com o Governo Federal, o Governo do Ceará e o setor produtivo, especialmente na área da saúde, com a entrega do Centro de Hemodiálise da Santa Casa, reformas em unidades municipais, conclusão do Hospital da Mulher e a ampliação da rede municipal.

Ainda na saúde, a secretária Riane Azevedo destacou que 2026 terá foco na prevenção, com ampliação de consultas, exames e fortalecimento das linhas de cuidado para diabetes e hipertensão.

Na infraestrutura, o secretário André Daher informou que, em 2025, a Prefeitura executou 171 obras, sendo 89 concluídas e 82 em andamento, muitas delas retomadas após paralisação em 2024. Para 2026, a expectativa é ampliar esse volume, com novos projetos em fase de captação, inclusive com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Na educação, o secretário Idilvan Alencar anunciou a ampliação de vagas em creches, com a criação de 2 mil novas vagas em 2025, além do reajuste de 5,4% no piso dos profissionais da educação e a homologação dos precatórios do Fundef, que somam mais de R$ 760 milhões.

Já na cultura, a secretária Helena Barbosa ressaltou que 2026 será marcado pelas comemorações dos 300 anos de Fortaleza, com programação integrada entre secretarias e ações descentralizadas, como o Ciclo Carnavalesco, que está acontecendo em 25 polos nas 12 regionais da cidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder