S&P Global

Indicador da indústria cai a 47 e aponta desafios para recuperação em 2026

Por Redação - Em 03/02/2026 às 9:00 AM

Industrias Fabricas De Motocicletas Industrias Fabricas Santos Fc2610100917 Produção Industrial Foto Cni José Paulo Lacerda

A combinação de demanda fraca e estoques controlados pelas empresas tende a manter a produção em território contracionista no curto prazo FOTO: CNI

O indicador que mede a atividade no setor industrial do Brasil, o Purchasing Managers Index (PMI) calculado pela S&P Global, caiu para 47 pontos em janeiro de 2026, abaixo dos 47,6 pontos registrados em dezembro de 2025, segundo dados divulgados nessa segunda-feira (2). Leituras abaixo de 50,0 pontos indicam retração na atividade fabril.

Este é o nono mês consecutivo em que o PMI permanece abaixo da linha que separa expansão de contração, apontando para sinais contínuos de enfraquecimento da produção e da demanda no segmento industrial.

Especialistas da S&P Global destacam que a queda recente reflete redução nos novos pedidos, tanto no mercado interno quanto no exterior, e um ambiente de menor dinamismo nos projetos industriais. A combinação de demanda fraca e estoques controlados pelas empresas tende a manter a produção em território contracionista no curto prazo.

Embora algumas empresas ainda mantenham expectativas moderadamente positivas de melhora ao longo de 2026, com apostas em redução de custos de financiamento e recuperação da demanda, o cenário geral sinaliza desafios para a recuperação da indústria nacional.

Analistas também observam que um ambiente global desigual, com alguns países apresentando sinais de recuperação enquanto outros enfrentam contração, pode influenciar a dinâmica da produção brasileira no exterior e na cadeia de suprimentos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business