Ações municipais

Prefeitura e Câmara de Fortaleza alinham prioridades e anunciam projetos para 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/02/2026 às 2:49 PM

Evandro Leitão E Leo Couto

Entre os destaques, a criação da Zona de Observação e Inovação. Fotos: Aldaila Bongiovi/Portal IN

Durante a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2026, realizada na manhã desta segunda-feira (2), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto (PSB), anunciou o lançamento da plataforma Zona de Observação e Inovação (ZOI). A ferramenta será apresentada na segunda edição do Inova Câmara, marcada para o dia 9 de fevereiro, na Pinacoteca, no Centro da Capital.

Nova plataforma

A ZOI funcionará como o Observatório da Câmara de Fortaleza, reunindo dados estratégicos sobre a cidade: informações populacionais, perfil etário, equipamentos públicos, infraestrutura urbana e indicadores sociais, visando subsidiar o trabalho parlamentar e tornar as políticas públicas mais assertivas.

“Com o ZOI, o vereador terá acesso a dados que mostram, por exemplo, se um bairro tem mais crianças ou idosos, se precisa mais de uma creche ou de uma Areninha. Isso garante decisões mais assertivas e políticas públicas mais eficientes”, destacou o presidente Leo Couto.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa reforça os pilares de inovação, inclusão e sustentabilidade, que seguem como prioridades da Casa em 2026.

Além disso, entre as ações da Câmara para este ano, Leo Couto citou a realização de três edições da Corrida da Câmara de Fortaleza, a inauguração do Espaço PET, a ampliação das ações da Procuradoria da Mulher e do Espaço Evoluir, além do avanço do projeto da nova sede do Legislativo no Centro da cidade.

Evandro Leitão (6)

Prefeito Evandro Leitão participou da sessão

Integração com o Executivo

A solenidade na CMFor contou ainda com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT), que apresentou a tradicional mensagem governamental e destacou a relação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo, além de fazer um balanço do primeiro ano de gestão.

“Foi um ano muito intenso, marcado por muito trabalho. Logo no primeiro dia útil do ano, encaminhamos à Câmara Municipal uma mensagem instituindo o fim da cobrança da Taxa do Lixo. Mesmo em período de recesso, os vereadores e vereadoras estiveram aqui presentes para apreciar essa importante matéria, que impacta diretamente a população de Fortaleza”, lembrou o prefeito.

Projetos municipais

Ao apresentar as prioridades para 2026, Evandro Leitão destacou que, na Educação, a meta é atingir 50% das escolas municipais climatizadas e ampliar a oferta de vagas em creches. Na Saúde, estão previstas a reforma do Centro de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF) e a ampliação do acesso a procedimentos cirúrgicos.

Na área da Habitação, a Prefeitura pretende entregar mais de 3 mil moradias, em parceria com os governos Estadual e Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Já em Mobilidade e Tecnologia, estão previstos o lançamento de um aplicativo próprio de mobilidade urbana, a ampliação da frota de ônibus climatizados e a inauguração de uma Central de Videomonitoramento.

Na política social, a principal meta é a implantação da primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pública de Fortaleza.

Reunião do secretariado de Fortaleza marca balanço do primeiro ano e planejamento de 2026

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder