JUROS BÁSICOS

Copom sinaliza início de corte da Selic em março, mas deixa detalhes em aberto

Por Redação - Em 03/02/2026 às 9:34 AM

Bc, Banco Central Do Brasil Foto Agência Brasil

O Banco Central afirmou que manterá a política rígida de juros enquanto a inflação não estiver bem ancorada em torno da meta definida FOTO: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil reforçou, nesta terça-feira (3), que pode começar a reduzir a taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião, marcada para 17 e 18 de março, mas não especificou o tamanho nem o ritmo dessa eventual diminuição.

No documento divulgado hoje, a autoridade monetária disse que manterá a política rígida de juros enquanto a inflação não estiver bem ancorada em torno da meta definida e que “a magnitude e a duração do ciclo de cortes dependem da evolução dos dados econômicos”.

Na última reunião, realizada em janeiro, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a Selic em 15% ao ano — o nível mais alto desde 2006 — ressaltando que essa postura ainda é necessária para garantir a convergência dos preços ao alvo inflacionário.

Embora o cenário de inflação venha melhorando e as expectativas estejam mais próximas da meta, ainda há incertezas que recomendam cautela. A mensagem de março é que qualquer alívio no juro básico será contínuo e ajustado conforme os próximos indicadores econômicos.

O Copom também relembrou projeções já divulgadas em comunicados anteriores, que estimam a inflação acumulada em torno de 3,4% para 2026, ligeiramente acima do centro da meta oficial.

A ata publicada hoje reforça que, mesmo com a possibilidade de cortes em vista, a autoridade monetária brasileira mantém uma postura orientada por dados, evitando comprometer-se com valores ou calendários fixos neste momento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business