Articulação Política
Camilo Santana anuncia saída do MEC em abril e descarta disputa ao governo do Ceará
Por Suzete Nocrato - Em 04/02/2026 às 11:04 AM

O nome de Camilo Santana vem sendo apontado como uma alternativa competitiva ao Palácio da Abolição. Foto: Divulgação/Congresso
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), anunciou que deixará o comando do Ministério da Educação (MEC) em abril, quando deve retornar ao Senado Federal. A decisão, segundo ele, tem como objetivo reforçar a reeleição do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e coordenar a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado.
Apesar das especulações nos bastidores políticos, Santana negou de forma categórica qualquer intenção de disputar o governo do Ceará em 2026, afastando a possibilidade de substituir Elmano na corrida eleitoral. “A avaliação do governo é boa e o governador Elmano vai fazer uma série de entregas importantes este ano. Ele ainda vai crescer”, afirmou.
O nome de Camilo Santana vem sendo apontado como uma alternativa competitiva ao Palácio da Abolição em meio à rearticulação da oposição cearense, liderada pelo ex-governador e ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB).
No plano nacional, o PT se aproxima das eleições de 2026 enfrentando desafios relevantes em parte do Nordeste, região historicamente vista como um bastião da esquerda. Levantamentos recentes apontam vantagem da oposição em Estados estratégicos como Bahia e Maranhão. Em outros redutos, o cenário segue marcado por indefinições, disputas internas e negociações abertas, tanto para os palanques estaduais quanto para a sucessão presidencial.
Ao anunciar sua saída do MEC, Camilo Santana reforça o papel de articulador político do partido e sinaliza que sua prioridade, ao menos por ora, é fortalecer os projetos eleitorais de Lula e Elmano, mantendo-se fora da disputa direta pelo comando do governo cearense.
Mais notícias
IMERSÃO EM PORTUGAL

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























