otimismo

Indústria de materiais projeta alta de 1,9% no faturamento em 2026

Por Redação - Em 10/02/2026 às 10:00 AM

Material De Construção, Construção Civil Foto Freepik

A perspectiva de recuperação para 2026 está vinculada a fatores como a expectativa de redução da taxa de juros no país e a continuidade de programas habitacionais FOTO: Freepik

A indústria de materiais de construção no Brasil espera retomar o crescimento em 2026. A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) estima que o setor terá alta de 1,9% no faturamento este ano, após um desempenho fraco em 2025.

No ano passado, o faturamento do setor fechou em queda de 1,2%, resultado já ajustado pela inflação. Em dezembro de 2025, o recuo foi ainda mais acentuado, com redução de 5% em relação ao mesmo mês de 2024.

A perspectiva de recuperação para 2026 está vinculada a fatores como a expectativa de redução da taxa de juros no país e a continuidade de programas habitacionais que estimulam a demanda por materiais. Entre eles, destaca-se o programa Reforma Casa Brasil, com um orçamento de R$ 40 bilhões previsto para financiar compras de materiais por famílias de baixa renda, o que deve aquecer as vendas no segmento.

Além disso, a Abramat observa uma melhora gradual nas expectativas de investimento entre as próprias empresas, com mais do que metade do setor projetando iniciativas produtivas para os próximos meses.

Apesar desses sinais de melhora, o desempenho de 2025 ficou abaixo das expectativas iniciais. A Abramat havia projetado uma alta de 2,8% no faturamento, antes de revisar a estimativa para 1,8% no decorrer do ano, que também não se concretizou.

A combinação de juros elevados ao longo de 2025 e retração da demanda doméstica foram apontadas pelos representantes do setor como os principais responsáveis pelo desempenho negativo do ano passado, reforçando o cenário de cautela, mesmo diante das projeções positivas para 2026.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business