
Obra do VLT gera o movimento de máquinas e equipamentos pesados Fotos: Ascom/Seinfra
A obra da nova linha VLT Aeroporto – Castelão, executadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), avançam em ritmo consistente em Fortaleza e entram, a partir desta quarta-feira (11), às 15 horas, em uma nova etapa estratégica. A fase exige intervenção viária com bloqueio total da alça de acesso da Avenida Carlos Jereissati (Avenida do Aeroporto) para a Avenida Alberto Craveiro, no sentido BR-116 e Arena Castelão.
A medida integra uma etapa estrutural essencial para a implantação do trecho elevado do VLT e deve permanecer conforme a evolução dos serviços, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. Com a interdição, os condutores que trafegam pela Avenida Carlos Jereissati, no sentido BR-116, não poderão acessar diretamente a Avenida Alberto Craveiro no trecho bloqueado. Para garantir fluidez e organização no tráfego, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará suporte operacional, especialmente nos primeiros dias da alteração.
A rota alternativa orientada pela AMC é clara e objetiva, visando gerar o mínimo de transtornos para os motoristas que passam diariamente pelo local. E com a ampliação contínua do fluxo de turistas à capital cearense, a obra provocará uma interferência da mobilidade no trecho. Vale ressaltar que o tráfego permanecerá normal nos demais trechos da Avenida Carlos Jereissati. As faixas no sentido BR-116 ao Fortaleza Airport seguem totalmente liberadas, e os motoristas que trafegam nessa direção não sofrerão qualquer impacto.
Veja como deve ser feito o desvio na arte abaixo:
-
Entrar à direita na Rua Nené Gonçalves, no bairro Dias Macêdo;
-
Virar à esquerda na Rua Pedro Dantas;
-
Seguir em frente até acessar a Avenida Alberto Craveiro.

Bloqueio da alça para a Avenida Alberto Craveiro vai implicar em um desvio pelo bairro Dias Macêdo
Infraestrutura como vetor de desenvolvimento
Mais do que uma intervenção pontual, a obra simboliza um salto estrutural na mobilidade urbana da Capital. O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, destaca o alcance estratégico do projeto. “Estamos tratando de uma obra estruturante, que amplia o acesso da população a equipamentos estratégicos da cidade. Com a implantação de duas novas estações, o VLT terá papel fundamental no fortalecimento do esporte, do turismo e dos grandes eventos religiosos realizados na Capital”, afirma.
A interdição é considerada indispensável para garantir o avanço seguro da obra. O trecho passará a receber maquinário pesado, estacas estruturais do elevado e veículos de grande porte, exigindo controle rigoroso da área para preservar a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas. Com acompanhamento técnico contínuo e planejamento de tráfego coordenado, o Governo do Estado reafirma o compromisso de entregar o projeto dentro do cronograma.
Os trabalhos são realizados com a preocupação de minimizar os impactos e ampliar a eficiência do sistema de transporte público. Em um momento em que Fortaleza consolida sua posição como relevante polo turístico, esportivo e de eventos da Região Nordeste, a nova linha do VLT não apenas encurta distâncias -, mas redesenha a experiência urbana da Capital.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























