CONTINGÊNCIA ESTRATÉGICA

Faec e Governo do Ceará definem pacote emergencial contra efeitos da estiagem

Por Marcelo Cabral - Em 16/02/2026 às 1:23 PM

Em resposta aos efeitos da irregularidade das chuvas no interior do Estado, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e o Governo do Estado definiram um conjunto de medidas emergenciais voltadas à segurança hídrica e alimentar de produtores rurais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. A articulação foi consolidada durante reunião realizada no Palácio da Abolição, com o respaldo do governador Elmano de Freitas.

Amílcar Silveira, Crispiano Uchôa, Chagas Vieira, Chico Almir Severo e João Filho           Foto: Divulgação

Participaram do encontro o presidente da Faec, Amílcar Silveira, e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, além de 12 prefeitos, 21 secretários municipais de Agricultura e representantes das áreas de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico. As ações definidas incluem a aquisição de grãos para mitigar os impactos da estiagem sobre os rebanhos.

Pacote emergencial

“Ficou acertado com a SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará) e a Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará) a perfuração de poços profundos e a disponibilização de combustível para que os equipamentos das prefeituras possam ser utilizados pelos produtores rurais neste momento crítico em algumas cidades”, afirmou Amílcar Silveira.

Além do abastecimento de água, a Faec iniciará, a partir de maio, a compra de grãos para comercialização a preços mais acessíveis aos produtores, incluindo a articulação para aquisição de DDG (Grãos Secos de Destilaria) de outros estados – alternativa estratégica para reduzir custos na alimentação animal.

Com as definições, Estado e entidade alinham esforços para assegurar tanto o acesso à água quanto à alimentação dos rebanhos, preservando a produção agropecuária nas regiões mais afetadas. “Vamos enfrentar a falta de chuva, que deve acontecer, e vamos ajudar o produtor rural com a compra de grãos”, disse Amílcar. “Agradeço ao governador Elmano de Freitas, aos secretários Chagas Vieira, Domingos Filho (Desenvolvimento Econômico) e Fernando Santana (Recursos Hídricos). Nosso objetivo é sempre atender os produtores rurais”, completou.

Estratégia de contingência

A reunião teve como foco a construção de uma estratégia de contingência hídrica, buscando respostas rápidas para os municípios diretamente impactados pela irregularidade climática. Segundo Chagas Vieira, a orientação do governador é assegurar suporte integral às iniciativas.

Após o encontro, o secretário-chefe da Casa Civil destacou que a determinação de Elmano de Freitas é garantir “apoio total” às ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no interior do Estado. O objetivo central é permitir que agricultores e pecuaristas cearenses mantenham sua produção com maior previsibilidade e estabilidade, minimizando perdas e preservando a competitividade do setor – um dos pilares da economia estadual.

Reunião no Palácio da Ablição contou com a presença de representantes do Governo do Ceará, Faec e prefeituras situadas na área onde as medidas serão implementadas              Foto: Hiane Braun/Casa Civil

Mais notícias

Ver tudo de IN Business