MERCADO EM ASCENSÃO
Estudo da B3 aponta alta de 12,2% no financiamento de veículos no Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 20/02/2026 às 1:52 PM
O mercado automotivo cearense iniciou 2026 em aceleração. O financiamento de veículos no Estado registrou crescimento de 12,2% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Trillia – nova linha de negócios de dados da B3. Ao todo, foram 20.569 mil veículos financiados, considerando novos e usados.

Venda de veículos usados também acompanhou movimento de expansão Foto: Divulgação
Com o desempenho, o Ceará ocupa a décima posição no ranking nacional de financiamentos veiculares, respondendo por 3,34% do total de operações realizadas no Brasil. O resultado acompanha o movimento de retomada do crédito e de maior confiança do consumidor.
O principal vetor desse avanço foi o segmento de motocicletas, que apresentou alta de 18,2% frente a janeiro de 2025. Os carros leves também mantiveram trajetória positiva, com crescimento de 15,2% no período. Em sentido oposto, o financiamento de veículos pesados registrou retração de 20,4%, refletindo um cenário ainda mais cauteloso para investimentos de maior porte.
Para Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamento da Trillia, um negócio B3, os números traduzem um bom momento para o setor. “O volume registrado em janeiro reflete a consolidação do crescimento do setor automotivo no País. A B3 está preparada para acompanhar essa expansão com uma infraestrutura robusta, e o Sistema Nacional de Gravames desempenha papel central ao mitigar riscos de fraude e tornar mais eficiente a análise e a aprovação do crédito para o consumidor”, afirma.
Segurança jurídica
A B3 é responsável pela operação do Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do Brasil, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos utilizados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional. A estrutura contribui para dar mais segurança jurídica às transações e maior agilidade às instituições financeiras.
Enquanto o crédito avança, os preços dos veículos usados seguem comportamento mais contido. De acordo com o monitoramento mensal da Tabela Auto B3 – ferramenta desenvolvida pela B3 em parceria com a Bright Consulting e baseada em inteligência artificial – os valores permaneceram estáveis em janeiro.
Na comparação com dezembro de 2025, alguns modelos ainda apresentaram leve retração. No acumulado de 12 meses, a maioria dos segmentos mantém tendência de queda, com destaque para SUVs e picapes compactas, que lideram a desvalorização no período.
Mais notícias
COMÉRCIO EXTERIOR

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























