prévia do pib
IBC-Br sobe 0,78% e sinaliza avanço da economia no início do ano
Por Redação - Em 16/03/2026 às 12:39 PM

O resultado reflete o desempenho combinado de agropecuária, indústria e serviços, além da arrecadação de impostos ligados à produção FOTO: Freepik
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 0,78% em janeiro na comparação com dezembro, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. O indicador é utilizado pelo mercado para antecipar o desempenho da economia brasileira antes da divulgação oficial do PIB pelo IBGE.
O resultado reflete o desempenho combinado de agropecuária, indústria e serviços, além da arrecadação de impostos ligados à produção. O indicador busca captar, de forma mensal, a dinâmica da atividade econômica no país.
Mesmo com o avanço no início do ano, analistas avaliam que o crescimento tende a ocorrer em ritmo moderado, influenciado principalmente pelo nível elevado das taxas de juros, que afeta o consumo e o investimento.
O IBC-Br funciona como um termômetro da economia brasileira. Embora não substitua o cálculo oficial do PIB, o índice costuma ser acompanhado de perto por economistas e investidores para estimar a trajetória da atividade econômica ao longo do ano.
Mais notícias
Show Especial

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























