Dirigindo o apimentado HR-V nas rodovias

Por Admin - Em 01/07/2019 às 11:47 AM


O modelo testado da semana pela Road In foi o Honda HR-V Touring 2020, isto é, o único que é turbinado da linha, cedido gentilmente pela concessionária Novaluz, em Fortaleza.  O HR-V chega ao mercado com renovação visual bastante atraente para brigar diante dos principais rivais: Jeep Compass e Renegade, Hyndai Creta e o novato T-Cross. É bom salientar que o crossover da marca japonesa é o produto mais vendido da Honda e já emplacou mais de 186 mil unidades desde 2015, logo assumindo a posição de liderança no segmento de utilitários esportivos.

Fabricado em São Paulo, o Honda HR-V 2020 ganhou não só retoques no visual, mas também alterações mecânicas e de tecnologia para tornar-se mais confortável e conectado. O que testamos é o top de linha, “motor 1.5 apimentado, teto solar, antena tubarão e sistema lane watch que reduz o ponto cego”, descreve Thiago Araújo – gerente da Novaluz, na Av.Washington Soares. De acordo com ele, as vendas vão bem e a procura pelo o modelo é bastante requisitada. “Os clientes se encantam ao fazer o test drive”, ressalta. 

Impressões

Pegamos o Honda HR-V Touring e saímos de Fortaleza para Paracuru, cerca de uma hora e vinte da capital cearense. Ao dar a primeira curva nas imediações da autorizada, eu já gostei, pois aparece uma câmera visualizando tudo o que acontece a sua direita! Ideal até para “não fechar” motociclista que insiste ultrapassar em curvas pela direita! A verdade é que o SUV recebeu outras mudanças mecânicas para receber o propulsor 1.5 VTC Turbo, que tem duplo comando de válvulas variável, diferente do VTEC, que tem apenas um. É bom lembrar ao internauta que o motor é o mesmo usado no Civic Touring e vem com 173 cavalos a 5.500 rpm e 22,4 kgfm a 1.700 rpm. Um foguete, né?

Dirigindo nas rodovias, o carro esbanja confiança em ultrapassagens. Silencioso, com vidros fechados, o isolamento acústico é perfeito e os assentos adaptam a sua postura e tamanho. Por dentro, traz ótimos acabamentos e a quantidade de porta-objetos agradam.

Na estradas, no modo Sport, a rotação fica 1.000 rpm acima, mesmo aos 110 km/h e deixa o motor mais cheio, melhorando mais as respostas nas retomadas.

Quando o assunto é dirigibilidade, o Honda HR-V Touring vem com calibragem mais firme de molas e amortecedores, assim como melhor isolamento acústico (tal como na linha 2020) e barras estabilizadora dianteira maior. O crossover japonês tem direção com resposta direta do controle de estabilidade, ajudando muito em curvas fechadas e mudanças rápidas de direção.

Mais “no chão”, o Honda HR-V Touring, nesse aspecto, mostra-se mais ágil que, por exemplo, o Volkswagen T-Cross Highline, pois, sua suspensão é mais firme e o handling mais acertado para a performance do carro. Ainda assim, o utilitário esportivo passa bem por pisos imperfeitos e ondulações exageradas. Os freios também atendem muito bem no crossover turbinado.

No geral, a condução do Honda HR-V Touring foi a esperada, com o CVT combinando bem com a grande força do 1.5 VTC Turbo. É como a própria marca indica, não se trata de um esportivo, mas de um carro com uma performance melhor para qualquer situação e, nisso, o modelo parece cumprir bem sua tarefa. O SUV mais vendido da marca custa R$ 141.400,00 na Novaluz. Vale a compra? Mas é claro que sim e não custa nada lembrar que em revenda, é o modelo menos desvalorizado do mercado!

  

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