Minha Casa, Minha Vida

500 famílias de Itapipoca recebem novas moradias em cerimônia com Elmano, ministros e deputados

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/11/2025 às 4:59 PM

Govce4

Várias autoridades participaram da entrega nesta segunda-feira, 3. Fotos: Thiago Gaspar/Casa Civil

O Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Itapipoca, entregou nesta segunda-feira (3), 500 residências – por meio do “Minha Casa, Minha Vida” – a famílias de Itapipoca, na região do Litoral Oeste cearense.

A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT); dos ministros Camilo Santana (Educação) e Jader Filho (Cidades) — que representou o presidente Lula (PT) —; do prefeito Felipe Pinheiro (PT); dos deputados federais Moses Rodrigues (União-CE) e Yury do Paredão (MDB), e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), além de secretários e lideranças locais.

Impacto da entrega

Durante o ato, Elmano de Freitas ressaltou que “a entrega representa uma melhoria efetiva na qualidade de vida do povo que está recebendo suas residências”. Para o governador, “é um motivo de muita alegria e orgulho poder darmos as mãos para melhorar a vida do povo de Itapipoca”.

O ministro Camilo Santana também destacou o valor simbólico da conquista, fruto da retomada do programa habitacional pelo Governo Lula. “Podem bater no peito e dizer: ‘agora eu tenho a minha casa, de direito e de fato’”, incentivou Camilo.

Na sequência, o ministro Jader Filho anunciou que as casas serão subsidiadas e desejou “um lugar de paz, de união e de muitas bênçãos” aos novos moradores.

Por fim, o prefeito Felipe Pinheiro defendeu que “entregar uma casa vai muito além de um protocolo”. “É a oportunidade de transformar vidas e garantir dignidade a quem mais precisa”, reiterou o gestor municipal.

Investimento

O conjunto habitacional inaugurado em Itapipoca conta com estrutura básica completa, além de uma biblioteca, um Centro de Educação Infantil já entregue e uma Unidade Básica de Saúde em construção.

O investimento na obra ultrapassou R$ 57 milhões, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Relançado em 2023, o Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), já contratou 1,8 milhão de unidades em todo o país e segue consolidado como o maior programa habitacional da história do Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder