deputado que honra o mandato
“Acima de ideologias, nossa obrigação é fazer o certo e prestar contas à população”, diz Heitor Férrer
Por Oceli Lopes - Em 14/03/2025 às 6:37 PM

O médico Heitor Férrer está exercendo o sexto mandato de deputado estadual. Foto: Junior Pio/Alece
Depois de dois anos fora do Parlamento estadual, porque não conseguiu a reeleição em 2022, mesmo obtendo 33.915 votos, o médico Heitor Férrer, do partido União Brasil, está de volta ao sexto mandato de deputado, efetivado na vaga de Oscar Rodrigues (União Brasil) que tomou posse como prefeito de Sobral. Heitor já foi vereador de Fortaleza entre 1989 e 2003.
Na Alece, Heitor compõe o grupo de parlamentares de oposição ao governo do petista Elmano de Freitas, mas tem uma caraterística de fazer a fiscalização das ações do Poder Executivo de maneira fundamentada, centrada e não radical.
“A essência do Parlamento é a fiscalização dos atos do governo do Estado e a cobrança de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas, sem ódio e sem paixão, mas com equilíbrio”, defende Heitor.
Além do Sistema Único de Saúde, Heitor é um defensor do servidor e do serviço público de qualidade. Seu primeiro pronunciamento na Alece, por exemplo, dia 12 de fevereiro, foi comemorando o reajuste salarial de 6,27% proposto aos professores pelo governo do Estado e cobrando o mesmo percentual para os demais funcionários públicos.
“O governador não pode deixar de lado os médicos, os engenheiros, os fisioterapeutas, os bioquímicos, farmacêuticos e os demais profissionais que compõem o quadro de servidores do Estado”, advertiu o deputado na ocasião.
No mesmo pronunciamento, o parlamentar comentou que o crescimento da produção industrial no Ceará ficara acima dos estados da região Nordeste e da média do Brasil. Ele lembrou que o avanço econômico resultou em elogios dos representantes do Governo, nas redes sociais, sobre os resultados, entretanto, conforme disse, as celebrações públicas virtuais têm “ônus e bônus”.
“O Governo se exalta, se elogia e vai às redes sociais dizer que a atividade industrial gerou riqueza ao Estado. Mas não vale (esse mesmo crescimento) quando vai fazer as contas para reajustar o salário do servidor público? Porque lastro o Estado tem”, ressaltou.
“Os demais servidores não são menos importantes para a máquina pública, entretanto, faço a ressalva que a profissão de professor é a origem do saber e da formação”, destacou.
Conquistas
Durante os mandatos de vereador de Fortaleza e de deputado estadual, Heitor alcançou algumas conquistas, por exemplo:
Como vereador:
– Conseguiu acabar com a aposentadoria de vereador de Fortaleza, que podia se aposentar com apenas dois mandatos.
– Conseguiu acabar com o 14º e o 15º salários (o chamado auxílio paletó) dos vereadores de Fortaleza.
Como deputado:
– Conseguiu acabar, em 2006, com aposentadoria de governador, que podia se aposentar com apenas seis meses de mandato com salário de desembargador (hoje R$ 41.800,00/mês). Os governadores Lúcio Alcântara, Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela já não tiveram mais esse direito.
– É o autor do projeto unificando os dois Tribunais de Contas do Ceará (TCE e TCM – extinto), no governo Cid Gomes, gerando, segundo ele, uma economia de 17 milhões de reais por ano para o Estado.
“Acima de ideologias, nossa obrigação é fazer o certo e prestar contas à população, que paga nossos salários e mantem nossos gabinetes”, resume assim, Heitor, sua visão de um mandato politico dado pelo povo.
Mais notícias
Conexão Criativa



























