Prêmio Eduardo Campos
Alckmin, João Campos e outras autoridades são reconhecidos na Câmara por excelência na gestão pública
Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/12/2025 às 12:58 PM

Vice-presidente do Brasil foi um dos cinco primeiros gestores escolhidos para a premiação. Fotos: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados realizou nesta semana a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública. A iniciativa se destina a valorizar ações que promovam inovação, efetividade na prestação de serviços públicos, inclusão e progresso social.
Em 2025, foram anunciados como agraciados o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); o prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB); o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); o presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab; e o Mestrado Profissional em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ebape).
A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, onde os homenageados receberam diplomas de menção honrosa.
Destaques dos discursos
Em sua fala, Geraldo Alckmin sobre o desafio de aprimorar a gestão pública. “Nós somos servidores do povo que temos que combater privilégios e desperdícios. Temos que, através da boa gestão pública, fazer mais e melhor com menos dinheiro”, enfatizou. Ele também afirmou sentir-se honrado por receber um prêmio que tem como patrono Eduardo Campos, a quem atribuiu “uma visão humanista e muito inovadora”.
Eduardo Campos foi governador de Pernambuco e morreu em um acidente aéreo, aos 49 anos, quando era candidato à Presidência da República, em 2014. Hoje, seu filho mais velho João Campos é prefeito do Recife e também foi condecorado.
Ele agradeceu a oportunidade de aprender com Eduardo Campos, tanto na política quanto na vida pessoal. “Ele tinha uma capacidade de traduzir a força política em entrega concreta, real, na vida das pessoas sem nunca perder a essência”, afirmou o gestor.
Primeira edição
O Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública será concedido anualmente, a partir de 2025, pela Comissão de Administração e Serviço Público, em conjunto com a Mesa Diretora da Câmara, a cinco pessoas ou instituições com atuação de destaque na gestão pública brasileira.
Deputados federais e senadores podem indicar até dois candidatos, e a definição dos premiados é feita pela maioria dos integrantes da comissão.
O presidente da Comissão de Administração e Serviço Público, deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), destacou “o caráter histórico da ocasião, por ser a primeira edição”. “Trata-se de um passo inaugural, de uma longa trajetória que iluminará exemplos inspiradores de serviço público”, defendeu.
- João Campos
- Geraldo Alckmin
- Pedro Campos, Tabata Amaral, João Campos, Pastor Isidório e demais autoridades
- Entrega do Prêmio de Excelência em Gestão Pública
- Entrega do Prêmio de Excelência em Gestão Pública
- Entrega do Prêmio de Excelência em Gestão Pública
Mais notícias
Comércio Exterior


































