Em Brasília
Alckmin se reúne fora da agenda com representante da embaixada dos EUA após início do tarifaço
Por Marlyana Lima - Em 07/08/2025 às 7:08 PM

Vice-presidente Geraldo Alckmin busca negociação com EUA – Foto: Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, reuniu-se nesta quinta-feira (7) com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O encontro, realizado fora da agenda oficial, aconteceu no dia seguinte à entrada em vigor da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
A reunião ocorreu na sede do ministério, em Brasília. Nem o Mdic nem a embaixada norte-americana divulgaram detalhes sobre o teor da conversa. De acordo com nota do ministério, o encontro tratou das “relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos”.
Em meio às negociações sobre o chamado tarifaço, Gabriel Escobar tem atuado como principal interlocutor do governo estadunidense no Brasil. Desde a saída da embaixadora Elizabeth Bagley, em janeiro deste ano, os Estados Unidos ainda não nomearam um novo embaixador para o país.
Antes da reunião com Alckmin, Escobar também se encontrou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS). Após a visita ao ministério, esteve na Câmara dos Deputados, deixando o Congresso Nacional logo depois.
Desde quarta-feira (6), os Estados Unidos passaram a cobrar 50% de tarifa sobre parte das importações de produtos brasileiros. Segundo o Mdic, 35,9% das exportações do Brasil para os EUA foram afetadas pela nova taxa, enquanto 44,6% estão na lista de exceções e seguem pagando 10%.
Diante do impacto econômico, o governo brasileiro está finalizando um plano de contingência para apoiar os setores mais atingidos pelo tarifaço. A apresentação da medida provisória com as ações previstas ainda não tem data confirmada.
Mais notícias
Veto derrubado



























