Roma

Alckmin vai representar o Brasil em missa de posse do Papa Leão XIV

Por Oceli Lopes - Em 11/05/2025 às 3:56 PM

Geraldo Alckmin (2)

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, é católico praticante. Foto: Portal IN

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou neste domingo (11) que será uma honra representar o governo brasileiro na missa que marcará o início do pontificado do Papa Leão XIV, em Roma, no dia 18 deste mês.

A indicação da ida de Alckmin foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista coletiva concedida em Moscou, onde o mandatário cumpriu agenda oficial, antes de viajar para China.

“Eu vi na imprensa que o presidente Lula vai pedir para que eu represente o governo e o povo brasileiro na posse do nosso pontífice, Leão XIV. Será uma honra. O Brasil é o maior país católico do mundo“, disse Alckmin a jornalistas durante visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), na cidade de São Paulo.

Geraldo Alckmin, que é católico praticante, destacou o fato de o novo papa ter nascido nos Estados Unidos e tido uma trajetória pastoral de décadas no Peru.

“Nós estamos muito felizes, todos os latino-americanos. O papa dará continuidade ao trabalho do Papa Francisco“, reforçou, lembrando que a escolha do nome Leão XIV remete a Leão XIII, pontífice que estabeleceu as bases doutrinárias da justiça social na Igreja Católica, no início do século passado, por meio da famosa encíclica Rerum Novarum.

“Tenho certeza de que o papa Leão XIV será um papa contemporâneo, do nosso tempo. Já a primeira mensagem dele foi a paz. Eu acho que ele vai ter um papel importante no diálogo, na aproximação entre as religiões, na aproximação entre os povos. É o papa da esperança e contemporâneo da questão climática, da justiça social”, completou.

Fonte: Agência Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder