Lula Aceita
Alcolumbre sugere presidente da Telebras para o Ministério das Comunicações
Por Oceli Lopes - Em 24/04/2025 às 2:15 AM

Frederico de Siqueira Filho ocupou por 10 anos a Diretoria de Relações Institucionais da Oi Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) aceitou nesta quarta-feira (23) o nome do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, como o novo ministro das Comunicações. A indicação ocorreu em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e com o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA).
A expectativa é que a formalização do nome ocorra nesta quinta-feira (24). Essa escolha ocorreu após o deputado federal Pedro Lucas ter recusado o convite de Lula, 12 dias após ele ter sido anunciado como ministro pela ministra das Relações Institucionais, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).
O episódio da recusa gerou um constrangimento público ao governo federal, expondo dificuldades do Planalto na articulação política e a fragilidade de sua base de apoio.
Ao longo desta quarta-feira, aliados de Alcolumbre diziam que a tendência era que o parlamentar indicasse um nome da Telebras, que é vinculada à pasta das Comunicações.
Siqueira Filho também é aliado do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), e foi levado ao cargo na estatal por indicação de Alcolumbre, de acordo relatos de aliados do senador.
Na tarde desta quarta, Siqueira Filho se reuniu com o presidente da República no Palácio do Planalto. Segundo relatos, Lula pediu para o indicado tocar o trabalho que vinha sendo feito no ministério, inclusive com autonomia para montar a própria equipe.
O comando do Ministério das Comunicações estava vago desde o último dia 8/4, quando o então ministro deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) deixou o posto após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de corrupção passiva e outros crimes relacionados ao desvio de recursos de emendas parlamentares.
Perfil
Frederico de Siqueira Filho é presidente da Telebras desde maio de 2023. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, tem mais de 25 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, sobretudo no setor privado, segundo informações de seu currículo profissional.
Ele ocupou por 10 anos a Diretoria de Relações Institucionais da Oi Brasil. Antes de assumir a Telebras, era diretor de Vendas Corporativas Governo na Oi, e liderava a parte comercial nas regiões Norte e Nordeste.
Vinculada ao Ministério das Comunicações, a Telebras é uma sociedade de economia mista de capital aberto.
Com informações do site UOL.
Mais notícias
Etapa pré-prova




























