Responsabilidade Social

Alece começa Junho Ambiental debatendo sobre poluição plástica

Por Oceli Lopes - Em 05/06/2025 às 7:13 PM

De Assis Diniz Alece Foto Jose Leomar

Deputado De Assis Diniz, primeira-dama do Legislativo, Tainah Marinho; e oceanógrafa, Tamyris Pegado. Foto: Jose Leomar/Alece

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (05), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Alece realizou a abertura da programação Junho Ambiental, que tem por objetivo conscientizar sobre as boas práticas de preservação ambiental e, principalmente, sobre a eliminação da poluição global por plásticos.

As ações são promovidas pelo Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.

A atividade, realizada no Complexo de Comissões Técnicas, foi aberta pelo primeiro-secretário da Casa, deputado De Assis Diniz (PT), e teve a participação da primeira-dama do Legislativo, Tainah Marinho, e dos deputados Bruno Pedrosa (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, e Acrísio Sena (PT).

Na oportunidade, foi realizado o painel “Eliminando a Poluição Plástica: Inovação, Consciência e Ação”, com especialistas sobre a temática, e abordagem sobre a preservação ambiental e o controle sobre produção, uso e descarte de plásticos. Também foi lançada a campanha “Moda Circular, Caminhos da Sustentabilidade”.

De Assis Diniz, que também estava representando o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), salientou que o Junho Ambiental vem reforçar as práticas de sustentabilidade já postas em prática pela Alece, destacando a importância da conscientização de todos na preservação do meio ambiente.
Avanços
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, deputado Bruno Pedrosa, frisou que a Alece tem alcançado avanços nos últimos anos no trato da questão ambiental, destacando a gestão do presidente Romeu Aldigueri. “Nosso presidente é um especialista no assunto, como ex-presidente do Ibama, ex-titular da Semace, portanto, um conhecedor com profundidade dos temas relacionados ao meio ambiente”, disse.

O parlamentar elencou projetos aprovados pela Alece que contribuem com o tema, como o que trata da questão da área de zoneamento costeiro em todo o Ceará, com mais de 30 municípios contemplados, em 573 km de extensão de praias e o que regulamenta as agências municipais do meio ambiente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder